Uma das perguntas que frequentemente faço aos leitores é: como escolher um nicho para o blog sobre.
O que é um nicho de blog?
Um nicho de blog é uma área de tópico cuidadosamente selecionada, na qual você focará o conteúdo do seu blog. Em termos mais simples, escolher um nicho para o blog é realmente apenas outra maneira de responder à pergunta, como você decide sobre o que escrever no blog?
E essa é uma pergunta muito importante a ser respondida, já que você está bem no início do processo de iniciando seu blog… porque, em última análise, pode ser o fator decisivo que determina o sucesso (ou falha) futuro do seu blog.
Enquanto alguns blogueiros simplesmente escrevem sobre o que quer que surja em suas mentes, isso é não uma ótima estratégia para o sucesso a longo prazo. Especialmente se você quiser que seu blog gere renda e se torne algo mais do que apenas um diário on-line, com um pequeno punhado de leitores atentos às suas reflexões.
Em vez disso, você precisa escolha um nicho de blog, Uma área de tópico clara na qual você focará todo o seu conteúdo, para estabelecer o que seus leitores devem esperar de você.
Como escolher um nicho para o blog sobre (+21 exemplos de nicho no blog) em 2020
- O que é um nicho de blog?
- Quão restrito (ou amplo) deve ser o nicho do seu blog?
- Como debater idéias para o seu nicho de blog
- 9 perguntas-chave a serem respondidas ao escolher um nicho no blog sobre
- 4 maneiras inteligentes de validar o nicho do seu blog (antes do lançamento)
- 21 Exemplos de nicho de blog rentáveis: O que contribui para um nicho de blog de sucesso?
- Como você escolhe um nicho para o blog?
Divulgação: Observe que alguns dos links abaixo são afiliados e, sem nenhum custo adicional, receberei uma comissão. Quando você compra um produto ou serviço usando meu link de afiliado, sou compensado, o que ajuda a disponibilizar gratuitamente conteúdo como esse. Saiba que eu só recomendo produtos e serviços que eu pessoalmente usei e apoio.
Quando você estiver pronto para testar o nicho do seu blog e iniciar o processo de criação do seu blog, acesse o meu guia definitivo para iniciar um blog.
Deseja iniciar seu blog (o caminho certo)?
Confira meu guia definitivo Como iniciar um blog (ao lado).
Agora, vamos mergulhar no meu guia sobre como escolher um nicho para o blog!
Quão estreito (ou amplo) deve ser o seu nicho de blog?
Ao escolher um nicho para o blog, escolha uma área de tópico sobre a qual você possa escrever semanalmente ou até mesmo diariamente nos próximos anos.
Isso significa que um muito um nicho estreito, como "Capas para iPhone dos Vingadores da Marvel", provavelmente não funcionará bem a longo prazo.
Pode ser ótimo no começo, pois você não está competindo com um grande volume de vendedores, mas provavelmente encontrará dificuldades em encontrar inspiração suficiente no design, nos clientes e pode até ficar entediado ao criar os mesmos tipos de design ao longo dos meses (e Anos por vir.
Com um assunto como este exemplo, seria melhor ampliar o nicho do seu blog para incluir "capas de iPhone relacionadas a filmes e televisão". Nesse nicho mais amplo, você ainda pode incluir todos os capas da Marvel que deseja, mas você ' você também está dando permissão para se expandir para obter muitos outros títulos intimamente relacionados.
Obviamente, é definitivamente possível ir muito longe com um nicho de blog.
De acordo com recente estatísticas de blogs, estima-se que 31,7 milhões de blogueiros até o final de 2020. Isso torna a escolha de um nicho de blog claro mais importante do que nunca.
Isso significa que, se o seu blog abordar um tópico enorme como "saúde" ou "negócios", você terá realmente dificuldade em criar um público-alvo focado e criar seus próprios leitores.
Em vez disso, convém restringir-se a algo muito mais focado - talvez em vez de "saúde", você pode escolher um nicho de blog como "viver com diabetes" ou "perder peso através da nutrição".
Em vez de "negócio" como um tópico amplo, você pode focar seu nicho de blog especificamente em "iniciar um negócio paralelo" ou "como ganhar dinheiro online", onde seu conteúdo pode ter grades de proteção mais claramente definidas que o mantêm informado sobre o que seus público virá a esperar.
Agora que temos uma noção de como escolher um nicho para o blog sem ir muito estreito ou muito amplo, vamos debater algumas idéias.
Como fazer um brainstorm de ideias para o seu nicho de blog
Alguns blogueiros sabem sobre o que querem escrever imediatamente. Eles querem inicie um blog baseado em uma paixão ardente ou ligada a um empreendimento comercial existente.
Outros novos blogueiros ainda não têm idéia (e tudo bem)!
Eles ainda estão aprendendo o que um blog realmente é, e tudo o que sabem é que querem publicar um blog sobre alguma coisa.
Se isso soa como você ou se você já tem um ou dois nichos em mente - mas deseja mais possibilidades, aqui estão algumas ótimas maneiras de debater idéias de nichos de blog.
1. Anote uma lista de todas as coisas pelas quais você está interessado
O que você gosta de fazer ou de falar?
Anote todas as coisas que mais lhe interessam, se você acha que isso seria um bom nicho de blog. Estamos apenas pensando em todas as possibilidades nesta fase.
Tudo bem se algumas de suas ideias de nicho parecerem muito gerais e outras forem mais específicas. Nenhuma idéia é uma má idéia nesta fase.
Sua lista pode ser algo como isto:
- Pequenos negócios
- Guerra dos Tronos
- Golfe
- Acampamento
- Viajar (especialmente na Europa)
- Filmes de Quentin Tarantino
Depois de analisar sua lista, você provavelmente descobrirá que algumas de suas idéias seriam melhores tópicos de nicho de blog do que outras.
Você pode até achar que existe um nicho de blog em potencial que se destaca por você - coloque uma estrela ao lado da qual voltará em breve. Nota lateral: se você está pronto para começar a gerar idéias de conteúdo e a escrever, confira esta lista das 201+ Melhores Idéias para Postagem em Blog que Você Pode Escrever Hoje.
2. Pense nos blogs, revistas e livros que você lê
Quais blogs você lê avidamente? Quais revistas você assina? Que tal livros (não-ficção) que você leu recentemente?
Você pode ter uma ampla gama de interesses diferentes, ou você pode achar que toda a sua leitura se concentra em uma área geral (ou seja, "desenvolvimento pessoal”) Que poderiam ajudá-lo a se mover em direção a um nicho de blog específico para focar em seu debate de ideias.
Anote os tópicos ou títulos de todos os blogs, revistas e livros que você lê e veja se eles trazem alguma ideia clara para o nicho do seu blog.
3. Liste seus empregos, passatempos e experiências passados
Quais trabalhos você fez durante a sua vida? Escreva-as (mesmo que pareçam mundanas).
E os seus hobbies? Talvez você goste de jogos de guerra em miniatura ou seja um jardineiro afiado. Talvez você toque um instrumento ou esteja em vários times amadores. Escreva tudo isso.
Embora você não queira começar a escrever postagens de blog sobre o seu trabalho real, poderá descobrir que existem elementos dos seus trabalhos ou hobbies sobre os quais você deseja publicar no blog ou um tópico principal que une vários elementos da sua vida.
Talvez você seja um designer de uma agência de publicidade, toque uma orquestra e goste de desenhar e pintar - assim, faria sentido escolher um nicho de blog focado na criatividade.
4. Liste coisas importantes que você realizou
Muitos blogs de sucesso ensinam as pessoas a Faz alguma coisa.
Da Digital Photography School ensinando as pessoas a tirar melhores fotos ... até o Sr. Money Bigode ensinando as pessoas a economizar um estoque de dinheiro para que possam se aposentar mais cedo (as quais falaremos nos exemplos de nicho de blog rentáveis abaixo )
Que conquistas significativas você teve? Talvez você tenha:
- Perdeu peso e manteve-o
- Saiu da dívida
- Correr uma maratona
- Permaneceu casado por 30 anos
Todas essas são realizações que outras pessoas gostariam de ter - e você pode escrever sobre como as conseguiu.
5. Percorra uma lista de tópicos sempre populares
Se você ainda está em busca de ideias para nichos de blog, aqui está uma lista que provavelmente não sairá de moda em breve:
- Finanças pessoais: incluindo questões como dívida, aumento de receita, redução de despesas, investimento
- Saúde e bem estar: que abrange uma enorme variedade de áreas, como perda de peso, saúde mental, terapias alternativas
- Parentalidade: incluindo pais em diferentes estágios: bebês, crianças pequenas, crianças em idade escolar, adolescentes, filhos adultos, além de diferentes métodos parentais
- Auto-aperfeiçoamento: que pode ser direcionado a diferentes faixas etárias (por exemplo, estudantes universitários, profissionais de meia-idade, aposentados) ou a diferentes filosofias ou estilos
- Construção de sites: isso pode incorporar suas habilidades técnicas ao escrever sobre tópicos como criar um site, quais são os melhores criadores de sites e muito mais
Embora não seja ideal escolher um nicho para o blog simplesmente por causa da demanda do mercado, você pode encontrar algo nessa lista como um tópico para explorar os blogs e, eventualmente, entrar em um nicho mais organizado ao longo do tempo (como você aprender as nuances do espaço).
9 perguntas principais a serem respondidas ao escolher um nicho para o blog
Até agora, você deve ter pelo menos uma idéia vaga em mente para um nicho de blog - ou talvez algumas idéias diferentes para nichos que você se vê testando.
Agora, como você sabe se o seu nicho realmente se traduzirá em um blog de sucesso que pode atrair leitores?
Responda a estas perguntas agora para avaliar completamente seu nicho de blog em potencial.
Se você clicar em "não" em qualquer uma dessas opções, é hora de voltar para a prancheta e encontrar um novo nicho para o blog.
Questão 1. Você está interessado o suficiente neste nicho de blog?
Sim, é tentador blogar sobre nichos que você acha lucrativos - como "cartões de crédito" ou "perda de peso" - meras oportunidades que você vê aparecendo em anúncios o tempo todo.
O problema dessa abordagem é que, além de enfrentar uma concorrência acirrada, seu interesse provavelmente diminuirá com o tempo.
Você pode contratar autores para escrever para você - mas, mesmo assim, você precisará aumentar o blog (ou investir muito do seu dinheiro nele) até que ele se torne lucrativo.
Não escolha um nicho apenas porque acha que ele ganhará dinheiro com seu blog.
Escolha um nicho de seu interesse genuíno. Algo que você gostaria de escrever dia após dia nos próximos anos.
Embora você possa pensar que seu nível de interesse pessoal é relativamente sem importância ... comparado a outros fatores, é realmente tão crucial que é o primeiro teste nesta lista. Eu não poderia estar mais sério sobre a importância de escolher apenas o blog sobre tópicos que você acha interessantes.
Se você não está realmente interessado em um nicho, não faz sentido tentar publicar um blog sobre ele - você não terá o entusiasmo necessário para lidar com os altos e baixos nos próximos anos.
Questão 2. Você sabe o suficiente sobre este nicho de blog?
Se você deseja criar um blog de sucesso, precisa escrever postagens de blog que os leitores acharão úteis, e não conteúdo cheio de imprecisões ou suposições equivocadas.
Você não quer gastar horas e horas pesquisando todas as linhas de suas postagens no blog e, se tiver feito sua lição de casa para responder quanto custa no blog, provavelmente não terá orçamento para contratar escritores especializados para ajudá-lo com todos os seus esforços de escrita.
Você deseja escolher um tópico sobre o qual você saiba bastante. Pelo menos o suficiente para manter uma conversa sobre o assunto.
Os leitores também esperam que você tenha pelo menos algum grau de experiência (idealmente conhecimento especializado) no nicho do seu blog. Afinal, você gostaria de aprender dicas de culinária de alguém que se esforça para ferver um ovo, ou blogar estratégias de SEO de alguém cujo site nunca ficou acima da página 10 no Google?
Na maioria dos nichos de blog, você não precisa de qualificações formais. Os leitores ficarão perfeitamente felizes em ouvir seus conselhos sobre "perda de peso dentro do orçamento", desde que sejam baseados em sua própria experiência pessoal. A maioria das pessoas não espera que você seja um profissional de saúde certificado, personal trainer ou especialista em finanças.
Em certos nichos de blog, os leitores esperam um certo grau de qualificação educacional ou profissional.
Se você está iniciando um blog que cobre assuntos jurídicos ou consultoria tributária, os leitores esperam que você seja treinado como advogado ou contador.
Questão 3. Existe uma audiência paga para este nicho de blog?
Então você tem um nicho no qual está interessado e conhece muito ... digamos, um desenho obscuro que você amou quando criança.
Antes de lançar um blog de fãs dedicado ao desenho animado, é importante dar um passo atrás e fazer uma pergunta crucial: existe um público pagante para esse nicho?
Para que um nicho de blog funcione (supondo que você planeje ganhar dinheiro em algum momento), você precisa de um público de pessoas que potencialmente gastam dinheiro em produtos ou serviços relacionados a esse nicho, independentemente de você criar ou não.
Para determinar se existe ou não um público pagante para o nicho do seu blog em questão, pergunte-se:
- Existem livros ou revistas relacionados a esse nicho? Use um pouco de bom senso aqui: se houver um livro auto-publicado com zero resenha e zero visibilidade na Amazon, provavelmente não é um sinal de que haja um grande público pagador por aí. Você espera avaliar se outras pessoas já estão ou não obtendo receita neste espaço.
- Existem produtos (ou serviços) destinados a esse público? Digamos que você esteja considerando o nicho do blog - novos pais de gêmeos, com base em sua própria experiência. Definitivamente, existem produtos voltados para pais de gêmeos (além da grande maioria dos produtos destinados a pais que também podem funcionar). A existência de muitos produtos é (a) um sinal de que existe um público pagante e (b) uma fonte de publicidade em potencial ou programas afiliados para gerar renda para você.
- As empresas estão anunciando produtos relacionados às suas palavras-chave? Por exemplo, se o nicho que você está considerando é "jardinagem orgânica", digite-o no Google, além de outras frases relacionadas, como "ferramentas de jardinagem" e "pesticidas orgânicos". Aparecem anúncios? Se você não conseguir encontrar anúncios para nenhuma (ou muitas) de suas palavras-chave, poderá achar que esse é um tópico complicado para gerar receita.
Se suas respostas a essas perguntas ainda parecerem promissoras, vamos seguir em frente.
Pergunta # 4. Quantas pessoas estão pesquisando no seu nicho de blog?
Se você ainda não encontrou nenhuma palavra-chave, agora é a hora de aprender a fazer pesquisa de palavras-chave.
O que as pessoas pesquisariam para encontrar o tipo de conteúdo sobre o qual você escreverá (ou o tipo de produtos que você venderá)? É aqui que ferramentas de blog, como um dos meus planejadores de palavras-chave gratuitos favoritos, o Twinword Ideas entram em cena.
Depois de ter em mente algumas palavras-chave, também é importante verificar a popularidade dessas palavras-chave.
Use o Twinword Ideas para não apenas verificar o volume de pesquisa mensal das palavras-chave das quais você estará blogando, mas também obter sugestões sobre outros termos populares relacionados ao seu nicho.
Certifique-se de segmentar seu próprio país e outros países grandes que sejam relevantes. Por exemplo, se você estiver na Austrália, mas planeja vender produtos digitais que poderiam ser comprados por um público mundial, também desejará segmentar os EUA e o Reino Unido para poder ver o nível combinado de pesquisas de outros idiomas em inglês. países falantes.
Qualquer boa ferramenta de pesquisa de palavras-chave também sugere toneladas de outras palavras-chave relacionadas que você pode avaliar. Se alguns deles obtiverem muito mais pesquisas do que as palavras-chave em que você pensava anteriormente, convém mudar as ideias de postagem do seu blog para incorporar essas oportunidades de prioridade mais alta primeiro.
Qual é o número seguro de pesquisas mensais para constituir um bom nicho de blog?
Se a maioria das suas palavras-chave conseguir apenas 100 pessoas pesquisando por mês, você terá dificuldades para criar um blog rentável.
Mas se você pode combinar todas as suas principais palavras-chave de 10 a 20 e obter um total de 100.000 a 1.000.000 de pesquisas mensais ... então está definitivamente decidido.
Pergunta # 5. É provável que esse nicho esteja presente nos próximos anos?
Embora alguns blogs consigam ter sucesso, concentrando-se em tendências efêmeras, leva tempo para criar um blog popular.
Você não deseja começar do zero novamente após seis meses, então escolha um nicho de blog que estará disponível nos próximos anos.
Construir um blog inteiro em torno de algo projetado para durar pouco (como as Olimpíadas de 2020) dificilmente valerá a pena. Da mesma forma, criar um blog em torno de algo que poderia desaparecer em breve também não é um ótimo plano. Geralmente é o caso de novas redes sociais ou de iniciativas da empresa: veja o que aconteceu com Autoria do Google, por exemplo.
Certifique-se de criar seu corpo de trabalho em torno de um nicho de blog que vai durar ou que você possa fazer uma dinâmica para levar em conta as alterações no seu nicho ao longo do tempo.
Um bom sinal de que um nicho de blog permanecerá por aí, é se ele já existe há algum tempo!
Qualquer coisa que só entre em cena no último ano, é melhor evitar como o tópico de nicho de um blog inteiro.
No entanto, se uma nova tendência se aproxima do nicho maior que você deseja abordar, é uma ótima oportunidade para começar a criar conteúdo sobre o assunto no início.
Pergunta # 6. Existe uma quantidade moderada de concorrência (ou mais) no seu nicho de blog?
Você pode pensar que um bom nicho não deve ter muita concorrência, mas o oposto é verdadeiro.
Se houver não concorrência lá fora, ou se a concorrência parecer surpreendentemente ausente ou amadora, isso pode indicar que seu nicho não é aquele que funciona bem para um blog.
Outros blogueiros não são apenas seus concorrentes - eles também podem ser seus colaboradores.
Você poderá postar em blogs maiores, por exemplo, e hospedar seminários na web para convidar nomes maiores em seu nicho para colaborar no crescimento de seu público combinado.
Claro, se houver toneladas da concorrência, que torna importante distinguir seu blog de todos os outros por aí - encontrando um ângulo ou público-alvo que não seja tão amplamente segmentado.
Pergunta 7. O tópico está tendendo para cima no Google Trends?
tendências do Google é uma maneira útil de obter um instantâneo de interesse público em um tópico específico. Tomemos, por exemplo, este gráfico de tendências sobre a popularidade dos blogs.
Basta digitar sua palavra-chave e você poderá ver se ela se torna mais ou menos popular ao longo do tempo.
É melhor evitar um tópico que está se tornando cada vez menos popular (a menos que você tenha um bom motivo para acreditar que está prestes a capturar o interesse das pessoas novamente).
Se o interesse em um nicho é estático, provavelmente isso é bom ... mas o cenário ideal é um nicho que está tendendo para cima no Google Trends.
Você também pode comparar os termos de pesquisa aqui. Portanto, se você estiver deliberando entre dois nichos de blog, poderá considerar útil a popularidade relativa deles.
Se o gráfico parecer bastante plano para o ano passado, verifique os últimos cinco anos (selecione os intervalos de datas no menu suspenso) - você pode achar que está diminuindo lentamente em popularidade.
Pergunta 8. Você ficaria feliz em estar associado a este nicho de blog?
Embora você possa criar um blog com pseudônimo, geralmente não é uma boa ideia optar por um nicho de blog com o qual você não queira que as pessoas o associem.
Isso pode ser porque o nicho do blog é embaraçoso de alguma forma (convenhamos, muitos de nós não gostariam de ser conhecidos como o “blogueiro que faz xixi na cama”) ou pode ser porque não é adequado para outra marca que você já estabeleceu - e não deseja incomodar seu público existente.
Pode até ser porque você não quer ser criticado de uma maneira específica (por exemplo, como "blogueira da mamãe").
Embora você não precise necessariamente anunciar seu blog para todos que você conhece, é definitivamente uma vantagem se sentir confiante e feliz em compartilhá-lo com amigos, familiares e pessoas que você já conhece on-line - isso pode realmente ajudar a aumentar seu tráfego nos primeiros dias.
Portanto, pense duas vezes em um nicho de blog ao qual você não se sinta confortável em ter seu nome associado.
Pergunta # 9. O seu nicho combina com o conteúdo permanente?
O conteúdo do blog pode ser dividido em duas grandes categorias: "sempre verde" e "notícias".
O conteúdo permanente permanece relevante nos próximos anos, embora precise ser atualizado com o tempo.
O conteúdo de notícias pode ser altamente interessante por um curto período de tempo, mas desaparece rapidamente à medida que outros eventos acontecem.
Enquanto existem, muitos blogs que principalmente publicar notícias ainda assim, as oportunidades para conteúdo sempre verde facilitam o crescimento do site.
Em vez de ter que publicar constantemente novos conteúdos para atrair leitores, seu conteúdo sempre verde pode trabalhar duro para atrair pessoas para o seu blog.
Se o seu nicho vai contar com muitos conteúdos novos para serem publicados regularmente, pense bem se você pode fazer justiça.
A maioria dos blogs focados em notícias tem uma equipe de escritores trabalhando para eles, para que possam acompanhar as últimas notícias e desenvolvimentos.
4 maneiras inteligentes de validar o nicho do seu blog (antes de iniciar)
Por isso, você escolheu um nicho para o blog que confia que lhe dará uma boa chance de (eventualmente) monetizar o site.
Existem muitos outros blogs, livros, revistas e produtos relacionados a ele ... e é algo em que você está realmente interessado.
Mas você realmente gosta de escrever sobre isso?
Não seria ótimo se você pudesse validar o nicho do seu blog antes de fazer todo o esforço de criar um site para ele?
Bem, você pode.
Veja como validar o nicho sobre o qual você deseja publicar no blog - antes de passar horas lançando seu site.
Teste # 1. Crie pelo menos 50 idéias para postagens de blog em seu nicho
Reserve uma hora para si mesmo em uma sala vazia em casa ou em uma cafeteria local tranquila - e pegue um caderno e uma caneta.
Anote o máximo possível de idéias de postagem no blog. Você está buscando pelo menos 50 ideias.
Não importa se algumas dessas idéias parecem um pouco genéricas ou se você já as viu em outro lugar antes ... tente obter o máximo de uma lista possível.
Se você ficar entediado no meio deste exercício ou se ficar sem ideias muito antes de chegar aos 50, é sinal de que esse nicho de blog pode não ser a escolha certa para você. Porque se o seu blog começar a ganhar força, você acabará escrevendo muito mais do que apenas 50 artigos.
Teste # 2. Escreva algumas postagens de convidados no seu nicho de blog
Depois de organizar uma lista de idéias, escolha algumas sobre as quais você gostaria de escrever e encontre blogs que estariam interessados em hospedar um artigo seu - cobrindo esses tópicos como postagens de convidados para os leitores já existentes.
Como opção de barreira mais baixa, você pode configurar uma conta média gratuita ou acessar o LinkedIn e escrever suas postagens de convidado de teste lá para ver como as pessoas da sua rede respondem.
Essa é uma ótima maneira de testar se você gosta de escrever sobre o nicho do seu blog - e também pode permitir que você receba feedback dos leitores sobre o seu conteúdo na vida real.
Se você acha difícil escrever essas primeiras postagens dos convidados, se você realmente não gosta ... ou se o feedback é surpreendentemente negativo do público que você recebe, então pode ser um bom sinal repensar o nicho você escreve sobre.
Teste # 3. Inicie uma página (ou grupo) do Facebook sobre o seu nicho de blog
Outra maneira gratuita e direta de testar seu nicho é: crie uma página (ou grupo) do Facebook.
Você deseja atribuir a esta página ou agrupar o mesmo nome que seu futuro blog pretendido, para que você possa usá-la como eventual página no Facebook do seu blog, se continuar com esse nicho.
Esta página ou grupo é um ótimo destino para compartilhar links interessantes, fazer perguntas e compartilhar dicas relacionadas ao seu nicho. Se você pode atrair um número decente de fãs ou membros do grupo para vir e interagir com você aqui, também encontrará uma fonte contínua de novas idéias de conteúdo.
Se você gosta de postar lá e começa a criar um pouco de força (com alguns gostos, comentários e compartilhamentos), é um bom sinal de que provavelmente gostará de publicar um blog e gerenciar uma comunidade nesse nicho.
Teste # 4. Rascunho de cinco posts de amostra relacionados ao seu nicho
Por fim, quando você chegar até aqui, é hora de começar a descrever as postagens do blog e a escrever esses artigos para realmente testar seu valor.
Veja se você pode escrever cinco exemplos de artigos relacionados ao seu nicho - eles não precisam ser perfeitos e você não precisa publicá-los em nenhum lugar (por enquanto), mas você deve pelo menos concluir a tarefa de desafiar a si mesmo para criar um algumas partes do conteúdo que você pode apoiar e se sentir à vontade para publicar no nicho sobre o qual está pensando em blogs. Por exemplo, minha série de artigos sobre hospedagem na web para blogueiros é um teste para um novo nicho de blog (hospedagem). Inclui peças como:
Os primeiros sinais sugerem que este novo teste de nicho de blog está começando a retornar alguns resultados positivos para os meus negócios - portanto, veremos como será o próximo ano!
Se cinco posts de amostra parecem demais, ou se você está entediado depois de escrever apenas um artigo neste nicho, vale a pena reconsiderar se você realmente deseja escolher um nicho para um blog sobre onde você tem dificuldade em criar conteúdo que te excita.
Obviamente, se você decidir seguir em frente e lançar um blog neste nicho, agora terá uma vantagem incrível.
Você terá várias idéias de conteúdo escritas para alimentar seu calendário editorial, além de alguns artigos elaborados, prontos para editar e publicar.
21 Exemplos de nicho de blog rentáveis: O que contribui para um nicho de blog de sucesso?
Aqui estão 21 exemplos de nicho de blog rentáveis (reais) para mostrar que é possível gerar audiência e negócios em diversos setores.
Cada um desses blogs de nicho cobre tópicos diferentes de maneiras únicas.
Isso lhe dará uma idéia da ampla variedade de nichos de blog em potencial que você pode crie um plano de negócios de blog (e construa um público feliz) ao redor.
Exemplo 1. Escola de fotografia digital (Nicho do blog: Fotografia)
Este grande blog, fundado e administrado por Darren Rowse da fama do ProBlogger, abrange uma ampla variedade de materiais relacionados à fotografia digital, com publicações que variam de tutoriais para iniciantes a tutoriais mais avançados sobre tudo, desde equipamentos a edição de fotos e muito mais.
O elemento "digital" o distingue da fotografia analógica (e de coisas como a história da fotografia). O elemento "escola" significa que há um enfoque "prático" muito prático no conteúdo do blog. O DPS é um exemplo impressionante de como escolher um nicho no blog sobre quando você deseja transformar uma verdadeira paixão em um meio lucrativo.
Exemplo 2. ScaryMommy (Nicho do blog: criação de filhos)
Este blog enorme, com vários autores, aborda todos os tipos de tópicos relacionados aos pais - o que é, obviamente, um nicho muito amplo.
É distinguido por seu estilo e tom. Os artigos são escritos na primeira pessoa, de uma maneira descontraída que geralmente faz referência à cultura pop - por isso tem uma sensação muito mais pessoal e relacionável do que muitos outros sites no espaço dos pais que parecem muito professores.
Exemplo # 3. IttyBiz (Nicho do blog: marketing para pequenas empresas)
O IttyBiz adota o que poderia ser um nicho de blog enorme (criar e expandir um negócio).
Ele se concentra nesse nicho, concentrando-se apenas em empresas muito pequenas, geralmente uma pessoa, ou talvez uma pessoa, mais um assistente ou dois. Este nicho de blog tem muito potencial de crescimento nos próximos anos, à medida que mais e mais pessoas ao redor do mundo levam a administrar seus próprios negócios individuais.
Exemplo # 4. Moz (Nicho do blog: otimização de mecanismos de pesquisa)
Embora o SEO seja um tópico relativamente grande para os blogueiros, é um nicho estreito o suficiente para criar um blog incrivelmente popular e focado que monetize os leitores por meio de suas ferramentas.
Seria difícil encontrar um profissional de SEO que não ouviu falar da Moz. É um blog enorme e popular, fundado por Rand Fishkin em 2009. Este é um ótimo exemplo de como escolher um nicho para o blog, com o objetivo final de construir um negócio maior além da criação de conteúdo abaixo da linha.
Exemplo # 5. The Green Mama (Nicho do blog: Criação de filhos ecologicamente corretos)
Este é um ótimo exemplo de blog que combina com sucesso dois grandes nichos para encontrar um foco e uma audiência.
O Green Mama reúne "pais" e "amigos do ambiente" em um único nicho de blog direcionado a um público específico de leitores demográficos - pais que se preocupam em dar o melhor de si pelo meio ambiente e pelos filhos.
Exemplo # 6. Mr. Money Bigode (Nicho do blog: Finanças pessoais)
Prova de que os blogs podem crescer bastante, apesar (ou mesmo por causa) de decisões de nomes bastante idiossincráticas, Money Mustache é um blog bem conhecido no nicho Independência Financeira, Aposentar-se Precoce.
Com postagens longas e intermitentes e uma voz forte, este blog cobre um terreno semelhante a outros blogs de finanças pessoais, mas com uma filosofia central e um estilo explícito que são incorporados em absolutamente tudo no site. Esse blogueiro tomou uma decisão muito clara quando se tratou de escolher um nicho para o blog sobre o espaço de finanças pessoais lotado - um que criou uma marca duradoura para ele colher os frutos dos próximos anos.
Exemplo # 7. Copyblogger (Nicho do blog: Redação Publicitária)
O foco do Copyblogger sempre foi o de redação on-line, com posts mais curtos e focados, direcionados a um público de redatores e profissionais de marketing brilhantes.
Com uma reputação de qualidade, além de um conjunto crescente de produtos, o Copyblogger criou um grande nicho no mundo "escrever sobre escrever".
Exemplo 8. Zen Habits (Nicho do blog: desenvolvimento pessoal)
O simples, porém elegante, blog Zen Habits, de Leo Babauta, está forte há mais de uma década.
Com um site claro, organizado e sem anúncios, a abordagem de Leo nos blogs, bem como seu foco na interseção entre atenção plena e desenvolvimento pessoal, conquistou muitos fãs engajados.
Exemplo # 9. Semana de trabalho de 4 horas (Nicho do blog: empresários da Internet)
Tim Ferris é o criador do Semana de trabalho de 4 horas blog. O nicho de seu blog se concentra em maneiras de gerenciar com eficiência e sucesso um negócio on-line. Algumas de suas postagens incluem informações sobre como otimizar o trabalho, terceirizar trabalhos e desenvolver habilidades de gerenciamento de tempo. He teaches entrepreneurs how to drastically lower the amount of work they pour into their businesses and give them more time to work on the things they want to such as creativity or innovation.
He released a book called The 4-Hour Workweek in 2007 and it covered many of the same topics as his blog niche. This book quickly became a No.1 bestseller and helped cement his popularity in the blogging world.
Tim Ferris’ blog includes articles and podcasts covering a range of topics. Much of his content features successful bloggers, entrepreneurs and other famous people. One of his most popular podcast episodes includes Bob Iger, CEO, and Chairman of Disney.
Example #10: Notes From the Road (Blog Niche: World Travel)
Travel is a very popular blog niche, largely because of how many people love traveling—and the fact that there are a lot of different ways to monetize a site in this niche. Erik Gauger, creator of the blog, Notes From the Road, uses his love of travel and photography to deliver an entertaining and interesting insight into his world travels.
Many of his travels include adventure elements such as backpacking in the wilderness, but he also writes about time spent in various global cities.
Written from the perspective of an “average guy” Erik Gauger says, “By road, by kayak, by seaplane and most of all on foot, I tackle the themes of city and country in the modern world. Travel writing sometimes gets a bad rap, because of 'The azure sea was undulating and the hotel was fabulous.' But travel writing can be funny, powerful and personal.”
Erik Gauger acknowledges that modern-day travel blogging sometimes has a bad reputation because travelers are incentivized to leave glowing reviews of hotels or travel destinations. His long-lasting position within this blog niche is more about sharing the personal experiences of traveling than dropping a five-star review of a resort.
His blog also includes original sketches, animal and plant life lists from around the world and music lists for travel.
Example #11 With the Grains (Blog Niche: Food and Recipe Blog)
Food and recipe blogs are one of the top niches that dominate social media sites like Pinterest. Favorite recipes are shared among friends and cooked at home. Food blogs fill a real need in people’s lives because we all have to eat.
So what makes a recipe blog stand out among the plethora of food blogs available? In the case of the blog With the Grains, it comes in personal storytelling, warm vibrant photography, and unique recipes.
Quelcy Kogel, the creator of With the Grains, decided to pick a niche to blog about that was very close to home for her—including recipes for people with a wide range of tastes and cravings. For those with allergy sensitivities, she has gluten and dairy-free recipes. Most recently she published a book called The Gluten-Free Cookbook with over 75 gluten-free recipes. Quelcy’s unique take on this blog niche include a combination of recipes, travels that include food, table design ideas for gatherings and more.
Example #12 Young House Love (Blog Niche: DIY, Home Improvement, Interior Design)
Young House Love is a home improvement blog that has garnered a lot of success since it launched into this blog niche back in 2007. Husband and wife team John and Sherry Petersik are down to earth and have a gift for design and reconstruction.
On their blog, they cover topics like DIY projects, house renovations, interior design, flipping houses and more. They not only run a successful blog, but also a highly popular podcast.
They’ve published several books and have gone on to design products for Target, Home Depot and Wayfair—all because they decided to pick a niche to blog about that tapped into their own deep personal interests & experiences.
Their blog posts and podcasts are very relatable and make their audience feel like their projects are doable. They give very detailed plans and pricing for their projects while also weaving in stories from their personal lives. They also give pretty awesome before and after pictures for the “wow” factor. Pictures like that do very well on social media and are easily shareable.
Example #13 FarmHouse on the Boone (Blog Niche: Wholesome/Natural Living)
Farmhouse on the Boone is part of a growing blog niche today—showing the advantages of slowing down, making food from scratch and enjoying the process of creating by hand. On the blog, creator Lisa shows the transformation of their 1890s farmhouse and shares recipes and handmade projects.
Other things covered in this blog are things related to natural living, parenting, organization, beauty products, interior design and more. The blog covers the details of everyday life from a wholesome and intentional-living perspective.
Farmhouse on the Boone has a really strong social media following with almost 100,000 Instagram followers, over 200,000 Facebook followers and over 3.9 million monthly viewers on Pinterest, illustrating that Lisa picked a niche to blog about very popular topics.
This blog niche lends very well to social media because it’s very visual and people can see everyday snippets from a much bigger story. It’s a good way to introduce people to this lifestyle and show the benefits of it through images. Once people are intrigued, they’re likely to click through to learn more.
Example #14 A Mighty Girl (Blog Niche: Female Empowerment)
A Mighty Girl was launched in 2012 by co-founders Carolyn Danckaert and Aaron Smith. Their blog is a great resource for books, music, movies and toys that empower girls. The idea for their blog came from a personal interest—they wanted to find books for their nieces that broke the stereotypical mold for little girls. This led them down the path to pick a niche to blog about, that wasn't necessarily proven out already.
However, they soon realized that this was something that many people wanted for their daughters, granddaughters, nieces, and young women in their life. That’s what inspired them to create A Mighty Girl.
Today, the blog covers many topics like women astronauts, ways to grow girls’ confidence, important women in history, books for many occasions, STEM and so much more.
Example #15 Thrift Diving (Blog Niche: Thrift and DIY)
Thrift Diving is a blog about turning thrift finds into treasures. Blogger Serena Appiah (rhymes with IKEA), decided to pick a niche to blog about where she could teach people how to take inexpensive thrift finds and transform them into something useful and beautiful. She includes easy hacks, furniture makeovers, repurposing and loads of DIY projects.
This blog niche appeals to a group of people who are good at DIY and design, but want to do it on a dime. It’s also good for people interested in creating an income from thrift flips too.
Example #16 The Accidental Icon (Blog Niche: Fashion)
The fashion blogging niche has been popular for quite a long time. Today there are many excellent examples of fashion blogs covering unique styles. What makes Accidental Icon stand out is it’s a fashion blog created by a woman over the age of 60.
While many fashion blogs are run by younger men and women, this blog shows that interesting and attractive fashion isn’t for one particular age. Blog creator Lyn Slater decided to pick a niche to blog about where she could show off her travel, style and thoughts on life from the perspective of an academic who's experienced a lot over the decades.
Although she's over 60 years old, her blog intentionally does não serve a single age demographic. Instead, she hopes to appeal to thoughtful women of different ages and backgrounds.
Example #17 Side Hustle Nation (Blog Niche: Side hustles)
As you already know, side hustles are on the rise. People are finding that side jobs and stumbling upon the right business ideas that can be built outside of your full-time job can be extremely lucrative and rewarding. Some people eventually turn their side hustles into full-time businesses.
Side Hustle Nation is one of my favorites sites in this blog niche. Created by entrepreneur Nick Loper, he decided to very intentionally pick a niche to blog about where he could share the lessons learned from his own successes (and failures) with side projects over the years.
Nick used to work a full-time job at a large company, and used his off time to start his own business. His blog now covers topics from side hustle ideas to investment opportunities, how to be successful with a side business and much more.
Example #17 Nerd Fitness (Blog Niche: Fitness)
Who doesn’t want to be a little more fit and healthy? Fitness is a highly popular blog niche because it fills a need that many people have. So the question is—how do you take a saturated blog niche like fitness and still grow an audience of your own?
One way to do this is by tackling it for a new or different audience. That’s where Nerd Fitness comes in.
Nerd Fitness was started in 2009 but self-proclaimed nerd, Steve Kamb. He decided to pick a niche to blog about where he could market to other people like himself, about a topic that was important to him (fitness). He describes his readers as, “people with desk jobs that love nerd culture, games, books and movies, but also know they need to make healthier choices in their day to day lives.”
How does he operate his niche blog differently? For one thing, he wants to make fitness fun for people. According to Steve Kamb, if running on a treadmill doesn’t sound like fun to you, there are a lot of other options like yoga, ultimate frisbee, or karate that might make getting in shape more enjoyable.
Using references from Lord of the Rings and Marvel are some other ways that he makes his content relatable to his audience. There’s even a free “create your character” course that allows you to choose a class, customize a profile and complete “quests” that help you become a more healthy person.
Example #18 Fatherly (Niche: Parenting Blog for Dads)
Parenting blogs are common on the Internet, but many of them are geared towards moms. That’s what gives a blog like Fatherly a place in the parenting blog niche world.
Mike Rothman, who previously worked on the blog Thrillist, and cofounder Simon Issacs, wanted to pick a niche to blog about where they could bring their desire to build a parenting blog that focused primarily on new fathers, to life.
In an interview with Business Insider, Rothman said, "There’s been an interesting shift, where fathers are more involved in terms of time commitment and purchasing decisions. But there was a complete dearth of content for this up-and-coming demographic."
Rotham and Issacs saw an opportunity for a blog niche that wasn't readily obvious—yet ended up filling a need many people hadn’t seen at the time.
Example #19 Learn to Code With Me (Niche: Coding)
The job market is changing in the world—many jobs are being shifted towards needing technical skill, and it’s predicted that many jobs will be lost to AI in the future. However, many jobs will also be created in the tech industry. In reality, there’s a talent gap in tech, meaning that companies are actively recruiting and training people in this industry. That’s what makes Learn to Code With Me so valuable in this increasingly important blog niche.
Creator Laurence Bradford decided to pick a niche to blog about her own experiences learning how to code. She's a self-taught developer who wanted to make a place for people to affordably access education for coding. She writes, “Ultimately, I started Learn to Code With Me to help other beginners start out strong, because I’ve been in your shoes. I’ll show you what to learn and how to use those skills to make your life better, like they’ve done for mine.”
Example #20 Tree Hugger (Niche: Sustainability)
If you’re concerned about the planet or if you spend a lot of your day thinking about ways to help the environment, you may be interested in creating a blog in the sustainability blog niche.
Treehugger is one of the leading blogs for new about sustainability. With over 3 million visitors a month, it’s obvious there’s a real interest in this blog niche. Treehugger covers topics like eco-friendly technology, how to run a sustainable business, worldwide coverage of wildlife, personal sustainability and a whole lot more.
This blog is a multi-author site with a thriving flow of content, newsletters and regularly updated social media posts.
Example #21 The Adventure Junkies (Niche: Outdoor Adventure)
Outdoor adventure is a growing blog niche and there are a lot of enthusiasts who use the Internet to learn about destinations, gear and pro tips.
The Adventure Junkies is a primarily affiliate-driven blog that’s a resource for people interested in all kinds of outdoor adventure. They cover a wide range of topics including hiking, scuba diving, kayaking, climbing, mountain biking, snowboarding and skiing and quite a few more.
The Adventure Junkies team explains why they picked a niche to blog about in the travel space like so: “To help people become adventure junkies, we created this website to be THE place to go to learn about outdoor activities and connect with a global network of like-minded people... Whether you dream of hiking through a pristine forest or exploring the depths of the ocean, we’re here to help make it possible.”
Example #22 Lia Griffith: Craft Your Life (Niche: Lifestyle/Crafting)
Worldwide, there’s a growing interest in making things by hand. This interest is often called the “maker movement” and it offers bloggers many different blog niche opportunities within that greater industry. Woodworking blogs have become extremely popular as well as sewing, crocheting, painting, jewelry making and many others.
Blogger Lia Griffith wanted to pick a niche to blog about where she could show her crafting style to her audience. Her focus is on paper-making and sewing and she has made many tutorials showing her audience how to make what she makes. Now she has a team of crafting developers that create DIY templates, SVG cut files, and tutorials for crafters.
Besides offering thousands of DIY content for makers, this blog also has excellent photography. Lia Griffith’s imagery makes it easy to share on social media and other online outlets. Even non-crafting people may be intrigued enough by the photography to click over and see the handmade creations.
How Will Vocês Pick a Niche to Blog About?
Every blogger needs to pick a niche to blog about… and it’s important not to simply pick a niche at random (or even because you think it’s going to make you a lot of money).
If you want to build a successful business and drive real traffic to your blog, you'll need a profitable niche that you’re happy to stick with for a long time to come.
Here's your 3-step blog niche checklist to hit the ground running with. Make sure that you:
- Brainstorm plenty of ideas for blog niches before you get too attached to one. Don’t assume that your first idea is your best! There might be a better possibility that you haven’t even thought of yet.
- Run through the list of niche tests in this guide to make sure your chosen blog niche is likely to have a good chance of success. If you discover that it’s not going to be a good one for making money from your blog, it's time to rethink your choice of blog niche (if you plan to eventually monetize your blog).
- Validate your blog niche before you commit to it. Come up with ideas, write guest posts, start a Facebook page and finally—publish a few articles on your blog to see how early readers react before you go all in on investing in this particular blog niche.
Do this, and you’ll be setting yourself up for success right from the start with your blog.
You'll not only avoid potentially throwing away lots of time, energy and even money into a blog niche that’s never going to work—but you'll also learn a great deal about what readers truly care about in the niche you choose to blog on.
If you're ready to test out your blog niche and get moving, then head over to my ultimate guide to starting a blog.