Não auditar regularmente seu site em busca de SEO e conversões mais altas não é uma opção!
De acordo com econsultancy.com apenas 2% dos proprietários de sites estão satisfeitos com suas taxas de conversão e 77% das empresas on-line são neutras ou infelizes. Outra estatística interessante de seu relatório e uma que enfatizamos aqui é a seguinte:
As empresas que estão melhorando suas conversões geralmente usam métodos 35% mais do que seus colegas que não estão vendo as taxas de conversão mudarem positivamente.
Em outras palavras, vale a pena dedicar um tempo para se concentrar na otimização da taxa de conversão.
Se você nunca fez uma auditoria no site ou levou a otimização da taxa de conversão a sério antes, agora é a hora.
O que é uma auditoria de site?
De acordo com hubspot.com:
Uma auditoria de site é um exame do desempenho da página antes da otimização do mecanismo de busca (SEO) em grande escala ou do redesenho de um site. A auditoria do seu site pode determinar se ele está ou não otimizado para atingir suas metas de tráfego e, se não, como você pode melhorá-lo para aumentar o desempenho.
Já se foram os dias de preenchimento de palavras-chave, links com spam e uso de diferentes sites para obter tráfego.
Os fatores de classificação mudaram bastante.
Os sites são compatíveis com dispositivos móveis e otimizados para a intenção do usuário.
Cada mecanismo de pesquisa possui seus próprios algoritmos, que são alterados regularmente com as atualizações - mas vamos admitir, no momento, é o Google que direcionará a maior parte do seu tráfego.
Por esse motivo - o marcador de SEO número 1 que todo proprietário precisa visitar regularmente é: Google Search Console
Ou seja, você não precisa adivinhar o que o Google quer do seu site!
Mas algoritmos são uma coisa, e é totalmente outra quando seus concorrentes estão fazendo um trabalho melhor de classificação do que você.
É aí que uma auditoria do site entra em cena. Uma auditoria regular do site ajudará você a verificar a integridade do site, como ele se classifica e impedir a destruição do fluxo de tráfego qualificado para o site.
As vantagens da auditoria de sites
Antes de abordarmos o que você deve focar ao auditar o site em busca de altas conversões, vamos ver alguns benefícios da perspectiva de marketing:
- A auditoria do site permite avaliar a eficácia do seu site em relação à conversão e geração de leads. Você pode descobrir algumas oportunidades que você pode perder para transformar visitantes em leads ou vendas. Os exemplos incluem a adição de algumas frases de chamariz (CTAs) eficazes ou uma das melhores que conhecemos: envie um e-mail de abandono de carrinho. Este é um e-mail que você envia a alguém que foi à sua página de check-out ou lhe deu o e-mail, mas por qualquer motivo NÃO comprou.
- A auditoria do site permite avaliar o desempenho técnico e a infraestrutura do site, como é amigável para os mecanismos de pesquisa e como é fácil para os usuários navegar e encontrar informações relevantes em seu site.
- A auditoria do site permite detectar erros de SEO e relacionados ao conteúdo em todo o site e obter recomendações acionáveis para melhorar seus esforços de SEO.
A avaliação dos aspectos técnicos e de conteúdo do seu site oferece grandes possibilidades para aumentar drasticamente suas conversões e o tráfego no seu site.
Portanto, não há dúvida - vale a pena ter a sua própria auditoria no site!
Vamos ver o quão bem seu site é otimizado e o que você deve auditar principalmente para altas conversões:
1) Auditoria de sites - Navegação no site
É importante avaliar como os usuários navegam no seu site - da sua página principal às postagens do blog, páginas de entrada e outros conteúdos relacionados e descobrir como eles acessam facilmente o ponto de venda, o download ou a inscrição em um boletim informativo. Analise se seu site está otimizado para máxima usabilidade. Quanto mais visitantes você puder acessar seu site, mais oportunidades terá para converter leads em clientes.
A navegabilidade geral deve coincidir com a meta que um usuário visitaria seu site para procurar algumas informações. Nesse caso, cada empresa seguirá suas metas comerciais individuais. Mas o principal objetivo de qualquer empresa é facilitar para os usuários encontrarem as informações necessárias que estão procurando.
White auditando seu site para verificar a usabilidade, concentre-se nas seguintes coisas:
- Web design intuitivo e simples e layout de página consistente.
- A capacidade de acessar sua proposta de valor através da sua navegação principal.
- Suas páginas de destino não estão saturadas demais com anúncios, links ou CTAs. (Você notará que, com exceção de um produto recomendado, talvez não haja navegação à esquerda ou à direita neste site)
- Os processos de checkout ou carrinho de compras são intuitivos. (e você tem um sistema para acompanhar o abandono do carrinho)
- Quantas etapas são necessárias para um usuário converter.
Faça alguns testes com seu público-alvo para garantir que você esteja abordando efetivamente o conteúdo que ele está pesquisando e para que seja fácil encontrar as partes interessadas em seu site, como preços, informações sobre produtos, depoimentos, postagens em blogs etc. .
2) Auditoria de sites - Websvelocidade
Você sabe que as pessoas são muito impacientes. Quanto mais tempo leva para carregar uma página da web, quanto maior a chance os usuários visitarão um site com menos frequência. Verifique se os sites otimizados e de carregamento rápido podem alcançar conversões, engajamento e retenção mais altos.
Para este uso: PageSpeed Insights do Google
PageSpeed Insights do Google fornecerá uma visão geral rápida do tempo de carregamento da sua página da web, do desempenho em relação a outros sites e das recomendações de otimização que você precisa implementar para aumentar sua velocidade.
Por exemplo: pode ser necessário otimizar seus arquivos de imagem, compactar seu Javascript ou ativar a compactação de texto.
Palavras-chave: 18 coisas que tornam seu site lento e 16 maneiras de acelerar seu site WordPress hoje!
Ferramenta superior para auditoria de SEO: SEMRush (uma das nossas ferramentas favoritas)
3) Compatibilidade com dispositivos móveis
Como você sabe que o uso da internet móvel continua a crescer. E com o primeiro índice móvel, torna-se mais importante garantir que seu site tenha um bom desempenho no celular.
60% de todas as pesquisas agora são de dispositivos móveis.
Portanto, os sites devem ser otimizados para dispositivos móveis e exibir seu conteúdo para o maior público possível.
Para descobrir se seu site é compatível com dispositivos móveis, você pode usar Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.
Demora alguns segundos para obter resultados. Se o seu site não for compatível com dispositivos móveis, você receberá recomendações sobre como corrigir esses erros e melhorar o estado atual do seu site.
4) Qualidade do conteúdo
Você realmente tem um conteúdo de alta qualidade em seu site?
Para responder a essa pergunta, você deve audite seu conteúdo que você está publicando para ver se realmente está lidando com os problemas do seu público.
Avaliando a qualidade do seu conteúdo, tente responder a estas perguntas:
- Você está satisfeito com as informações que está recebendo do site?
- Você obteve respostas para todas as suas perguntas?
- Ajudou você a resolver os problemas?
- Você encontra todos os recursos relevantes para este tópico?
- Você sabe o que fazer a seguir?
Aqui estão algumas dicas rápidas para criar conteúdo notável:
- Pense na perspectiva de seus usuários.
- O conteúdo deve atender aos interesses, problemas e necessidades dos usuários.
- O conteúdo deve estar alinhado com o entendimento dos usuários sobre o assunto e o estágio de seus usuários nas vendas.
- O conteúdo deve fornecer informações interessantes, valiosas e detalhadas sobre um determinado ponto de discussão.
- Dê aos usuários as próximas etapas (links para outras postagens de blog, frases de chamariz etc.) antes de sair.
Ao editar seu site, aqui estão três boas perguntas para você:
- Isso diz?
- Serve o conteúdo?
- Isso serve ao leitor?
5) Audite seu site para Potencial de conversão
Seu site está otimizado para conversões e geração de leads? Se sim, apenas passe.
Mas se você ainda tiver alguma dúvida, vamos lá.
Frases de chamariz eficazes, páginas de destino e ofertas de marketing - todas essas coisas desempenham um papel importante no potencial máximo de conversão e no desempenho do seu site.
Para auditar seu potencial de conversão, pense nas seguintes perguntas:
- Você usa efetivamente seu CTAs? Você perde oportunidades de incorporar uma frase de chamariz nas páginas do seu site?
- Você oferece propostas de valor diferentes para atrair diferentes personas de compradores?
- Quão bem suas páginas de destino são otimizadas?
- Que oportunidades de conversão você tem para visitantes em vários estágios dos funis?
Relacionado: 18 maneiras de otimizar seu site para obter mais tráfego e maiores conversões
Não basta ter uma variedade de oportunidades para recuperar todas as informações de seus visitantes para poder acompanhar e continuar a conversão, mas você deve envolver seus visitantes com seu conteúdo e sua marca.
Para descobrir o que funcionará melhor no seu site, o teste é a melhor opção para criar um site com alta conversão. Você pode usar ferramentas de terceiros como Optimizely (pago) ou Google Optimize (livre).
6) Ao auditar seu site - Revise as mensagens de erro do site
Imagine que as mensagens de erro de resposta estão aparecendo constantemente em seu site onde não deveriam estar, ou mesmo se você verificou e corrigiu todos os links, não é possível controlar erros de ortografia de outras pessoas. E as pessoas podem acessar uma página da web que não existe. Nesse caso, o uso de códigos de status 302, 404 e 500 pode ser uma boa indicação para os usuários de que algo está errado.
Obter uma página de erro é realmente irritante para os usuários que tentam acessar uma página da Web no seu site. É importante criar uma página 404 personalizada para os usuários com textos, imagens e links divertidos, para que se sintam menos frustrados.
Depois de obter uma página 404, você pode reforçar sua marca e deixar o Google seguir para sua página principal e além.
Para detectar qualquer mensagem de erro no seu site, você pode usar a Auditoria SEO do SE Ranking para obter uma visão geral dos pontos fortes e fracos do seu site.
7) Auditoria de sites para links quebrados
Site com hierarquias lógicas pode ajudar a melhorar as classificações e conversões de SEO.
Aqui está o que Marco Robles de LawRank diz sobre o assunto:
“Links são as mesmas coisas que ter uma ponte para o seu site. Se as pessoas não conseguem chegar lá, você não consegue o dinheiro delas. Além disso, o Google odeia links quebrados e pode resultar em uma má experiência do usuário ”.
É por isso que é importante fazer uma auditoria de SEO para detectar links quebrados e reconstruir essa ponte no seu site. Ferramentas como Ferramentas para webmasters do Google pode ajudar a encontrar links quebrados no seu site. Vá para a seção Rastrear -> Erros de rastreamento e você obterá uma lista de todos os erros de página da web.
Conclusão
Todo mundo sabe que é essencial auditar seu site, se você deseja manter seu SEO para obter tráfego qualificado e converter esses visitantes qualificados em clientes pagantes. Tendências de mercado, concorrentes, algoritmos de mecanismo de pesquisa e melhores estratégias estão sempre mudando. Para obter sucesso online, siga estas alterações e atualize seu site.
Fazer auditorias no site não é fácil, como pode parecer à primeira vista. Para simplificar o processo de auditoria, você pode usar ferramentas de auditoria de sites e esta lista de verificação rápida. Isso ajudará você a otimizar suas páginas da web para facilitar as conversões e aumentar seu ranking de SEO.
Pensamento final:
“O que é medido melhora. O que é medido e relatado melhora exponencialmente. ”
- Lei de Pearson