Sempre pensou em se tornar um autor? A publicação automática de um e-book é barata, fácil e você pode ganhar muito dinheiro!
A maioria das pessoas pensa que, a menos que você tenha sorte e acabe se tornando o próximo J. K. Rowling, escrever livros não é uma maneira fácil de ganhar dinheiro.
Mas lembre-se daquele grande filme de grande sucesso O marciano (festival de ficção científica estrelado por Matt Damon)? Aposto que você não sabia que realmente começou a vida como um humilde eBook auto-publicado!
O autor do livro, Andy Weir, começou a publicar capítulos em seu blog, mas depois colou tudo em um documento de texto e o vendeu como um livro do Amazon Kindle por apenas 99 centavos de dólar por cópia. Dentro de meses O marciano estava no topo das paradas mais vendidas, e Hollywood queria entrar!
Dê ou tire um pouco do glamour de Hollywood, tudo isso é publicar um e-book: pegar um documento de texto, convertê-lo em um e-book e vendê-lo - mas quanto você pode realmente ganhar?
Você deve auto-publicar um eBook?
A auto-publicação pode parecer um pouco de dor de cabeça, e definitivamente tem seus prós e contras - em poucas palavras, é isso que envolve:
- Publicação rápida - Esqueça a descoberta, a apresentação e a aceitação de uma editora. Se você tem uma ideia para um livro, pode colocá-lo nas prateleiras em pouco tempo!
- Esteja preparado para trabalhar duro - Conseguir que seu livro seja estocado por grandes varejistas não é tão difícil, mas esteja preparado para fazer a maior parte do trabalho duro (redação, marketing e venda) sozinho
- Você também pode publicar um livro impresso - Mas como a digitalização é barata como chips, é o que recomendamos e o que discutiremos neste guia
- Impulso na carreira - Colocar um livro no mercado é uma ótima experiência de trabalho. É a forragem de CV perfeita para muitas carreiras, incluindo publicação, varejo, vendas, gerenciamento e marketing
- Renda passiva - Mesmo que você não se torne um milionário, a publicação de um livro pode lhe proporcionar uma mesada passiva nos próximos anos
- Qualquer um pode fazer isso - Não desanime se você não for criativo ou um nerd do armário. Tudo que você precisa é de uma idéia, um pouco de pensamento lateral, muita motivação e tempo. E esta página, obvs.
Quanto custa a auto-publicação de um livro?
Produzir um e-book pode ser ridiculamente barato e, muitas vezes, completamente grátis.
No entanto, se você quiser criar um e-book de padrão profissional que impressionará, pense em pagar por serviços como edição, design de capa de livro, formatação e promoção.
Você pode procurar em sites como o Fiverr, onde você pode conseguir alguém para fazer essas coisas de maneira super barata, ou pode pedir a um amigo ou fazer você mesmo, mas tente não cortar muito os cantos - os leitores poderão contar e não faça uma boa revisão.
Se você acha que pode convencer outras pessoas a investirem em seu livro desde o início, dê uma olhada em Publishizer - um site de crowdfunding baseado em livros (onde estranhos financiam projetos em troca de brindes e bom karma).
Quanto você pode ganhar com os eBooks?
Vender seu próprio livro pode render-lhe qualquer coisa, desde libras por dia até quase nada! A boa notícia é que você tem muito a dizer no seu ganhos potenciais, vale a pena dar uma olhada nas somas:
- Os eBooks são vendidos para qualquer lugar entre 99p a £ 8,99 ou mais, mas a loja (e sua plataforma de publicação) terá um pedaço de cada venda
- Você pode vender seu livro pelo preço que desejar - e você pode alterar o preço para testar táticas diferentes - mas o ponto ideal depende do tamanho, das críticas e da concorrência do seu livro
- Se você tem dinheiro para investir (ou pode crowdfund para pagá-lo), o marketing é o melhor lugar para colocá-lo: ninguém pode comprar seu livro se não souber que ele existe!
Pagamento de imposto sobre ganhos de e-books
O dinheiro que você ganha com cada venda do seu e-book é conhecido como royalties. Como em qualquer fonte de renda, depois de começar a ganhar dinheiro acima de um determinado valor, entre em contato com a HMRC. Não precisa entrar em pânico: nosso guia mostrará como enviar uma declaração de auto-avaliação se precisar de ajuda.
A maioria das plataformas de publicação opera internacionalmente, o que significa que você tem clientes em potencial em todo o mundo! Infelizmente, se você ganhar dinheiro em outros países, seus governos também vai querer uma fatia das suas vendas suadas.
Mas isso não significa que você pagará o dobro do imposto? Sim. A boa notícia é que o Reino Unido tem vários tratados fiscais no lugar de vários países para impedir que você pague novamente.
A possibilidade de reivindicar os tratados fiscais depende da sua nacionalidade, onde você mora e de muitos outros detalhes, o que significa que não podemos entrar em detalhes aqui. Mas não se preocupe: cada plataforma de publicação explicará exatamente quais formulários você precisa preencher para lidar com isso!
Tópicos de e-livros sob demanda
Recomendamos que você escreva sobre algo do seu interesse, não apenas sobre o que você acha que vai ganhar dinheiro. Seus leitores poderão dizer se você não é apaixonado pelo assunto, e colocar as palavras no papel também será uma tarefa árdua para você.
Escolha um assunto em que esteja realmente interessado, mas, dito isso, também vale a pena analisar o que vende. Visite sua livraria local ou confira as listas de mais vendidos na Amazon, Waterstones e sites internacionais como Barnes and Noble.
Ficção (particularmente ficção erótica) é de longe o maior vendedor do mercado de livros eletrônicos, mas isso não significa que outras áreas também não sejam lucrativas - trata-se de encontrar seu nicho.
Por exemplo, os livros eletrônicos sobre religião e espiritualidade, negócios e dinheiro, também tendem a se sair particularmente bem.
Sobre o que escrever seu e-book
- Seu romance, poemas ou contos
- Publique seus ensaios antigos (verifique primeiro com a uni!) Ou escreva um guia de estudo para o seu assunto
- Ilustre o livro de seus próprios filhos ou publique seus quadrinhos
- Escreva um guia da cidade ou publique seus percursos pedestres favoritos
- Encontre livros sem direitos autorais, reembale com notas, introdução ou tradução e venda-as sob sua própria impressão
- Se você é fluente em outro idioma, faça uma parceria com outro escritor e publique uma versão traduzida do trabalho deles
- Escreva um guia prático sobre algo que você conhece muito bem: vivendo com orçamento limitado, namoro, canto da garganta na Mongólia, manutenção essencial do texugo - o que quer que seja.
Depois de decidir sobre o assunto e escrever seu e-book, temos um guia completo para publicá-lo e comercializá-lo para que você possa começar a ganhar dinheiro o mais rápido possível!