Quer começar um blog em 2020? É uma ótima decisão!
É mais fácil do que nunca criar um blog, e você não precisa de nenhum conhecimento técnico especial para criar um blog 100% seu.
Mas enquanto o processo ficou muito mais fácil, ainda pode parecer um pouco esmagador, certo? É difícil saber o que você precisa fazer, o que evitar, onde lançar seu blog etc.
Para ajudar, reunimos tudo neste guia detalhado. Orientaremos você literalmente tudo o que você precisa fazer para ir de zero a um blog ativo e de trabalho que tenha uma ótima aparência e todos os tipos de recursos úteis.
Pronto para criar seu blog? Veja como vamos dividir esta postagem:
- Quatro perguntas frequentes comuns sobre como criar um blog para que você saiba o que está reservado para você.
- Uma análise de alto nível do que você precisa para criar um blog.
- Um guia detalhado e passo a passo, onde orientamos você desde a escolha de um tópico do blog até os detalhes técnicos e a obtenção de tráfego para o seu blog.
Vamos começar!
Quatro perguntas frequentes comuns sobre como iniciar um blog
Antes de entrarmos em nosso tutorial detalhado sobre como criar um blog, vamos abordar algumas perguntas comuns para que você saiba o que esperar deste guia.
1. Preciso de conhecimentos técnicos especiais para iniciar um blog?
Não! O melhor do método que mostraremos a você é que você não precisa de nenhum conhecimento especial seguir adiante. Você poderá fazer tudo, desde interfaces amigáveis. Se você pode clicar em um botão, pode seguir este guia!
2. Quanto tempo leva para criar um blog?
Você pode ter seu blog em funcionamento 30 minutos ou menos. Claro, você provavelmente desejará gastar mais tempo ajustando-o ao seu gosto. Mas o processo básico de criação de um blog realmente não leva muito tempo.
3. Quanto custa criar um blog?
O método que mostramos neste tutorial não é gratuito, mas é bem barato. No geral, você deve esperar pagar em torno de US $ 60 por todo o primeiro ano. Portanto, são apenas US $ 5 por mês ou o preço de uma bebida de café sofisticada.
Existem outras coisas que você poderia deseja gastar dinheiro, mas esses são totalmente opcionais.
4. Terei o meu blog?
Sim! A razão pela qual recomendamos o método neste tutorial é porque você possui 100% do seu blog e todo o seu conteúdo. Isso é diferente de algo como o Tumblr, onde você está apenas registrando uma conta no site de outra pessoa.
Ao possuir seu blog, você pode criar sua própria propriedade e público-alvo sobre os quais você tem controle total e pode monetizar de qualquer maneira.
O que você precisa para criar um blog em 2020
Existem apenas três coisas que você absolutamente precisa iniciar seu próprio blog. Eles são:
- Software de blogs - este é o software que alimenta o seu blog e faz com que você não precise de nenhum conhecimento técnico especial para administrá-lo.
- Hospedagem na Web - é isso que impulsiona o seu software de blog. Cada site precisa de um host. Basicamente, você está alugando espaço em um computador (servidor) para executar o software do seu blog para que as pessoas possam visitar seu site.
- Nome do domínio - este é o endereço permanente do seu blog na Internet. Por exemplo, o nosso é moneycheck.com.
Para criar a base básica do seu blog, você precisa:
- Escolha um nome de domínio.
- Compre hospedagem na web e vincule-a ao seu nome de domínio.
- Instale seu software de blog em sua hospedagem na web.
Isso parece um pouco complicado - mas não se preocupe! Prometemos a você que você não precisava ser um técnico e vamos cumprir isso.
Felizmente, você pode encontrar serviços que combinam essas três etapas em uma única interface amigável, que é o que usaremos neste tutorial.
Depois de ter seu blog básico de trabalho, você desejará:
- Escolha um "tema" para controlar a aparência do seu blog. Você terá milhares de opções gratuitas para escolher.
- Instale alguns "plugins" para adicionar funcionalidades importantes ao seu blog, como recursos para ajudá-lo a classificar na pesquisa do Google.
- Implemente estratégias de geração de tráfego (se você quer aumentar seu público)
- Comece a monetizar seu blog (se você quer ganhar dinheiro)
Não se preocupe, mostraremos como fazer tudo passo a passo.
Por que recomendamos o WordPress auto-hospedado como a melhor maneira de criar um blog
Acima, mencionamos o termo "software para blogs". Mas enquanto você tem muitas opções, realmente recomendamos apenas uma solução quando se trata de software para blogs:
WordPress auto-hospedado.
WordPress é de longe a maneira mais popular de criar qualquer tipo de site, incluindo blogs. Mais de 35% do todos os sites na Internet usam o WordPress. Sim - esse número significa o que parece - mais de um terço de todos os sites existentes usa o WordPress.
Além disso, alguns dos blogs mais populares do mundo usam WordPress, incluindo o próprio blog que você está lendo no momento. Se você verificar seus blogs favoritos, há uma boa chance de eles usarem o WordPress também.
Então, por que recomendamos o WordPress e por que é tão popular? Aqui estão alguns dos maiores motivos:
- É 100% grátis. Embora haja alguns custos associados à execução de um blog WordPress, o próprio software WordPress é 100% gratuito.
- É extensível. Existem milhares de "temas" e "plugins" do WordPress que você pode usar para alterar a aparência e o funcionamento do seu blog. A maioria deles é gratuita e não requer conhecimento técnico para usar.
- É fácil de usar. Seja este o seu primeiro blog ou o seu quinquagésimo, você poderá trabalhar com o WordPress. Você pode fazer tudo, desde uma interface amigável.
- É fácil encontrar ajuda. Por ser tão popular, você pode encontrar muitos recursos e comunidades para ajudá-lo a trabalhar com o WordPress. Incluindo o tutorial que você está lendo no momento!
Uma nota importante aqui, embora. Quando dizemos "WordPress auto-hospedado", estamos nos referindo ao software gratuito de código aberto que você encontra no WordPress.org. Isso é diferente do WordPress.com, onde você pode apenas se registrar em uma conta para criar um blog.
Embora a simplicidade do WordPress.com seja atraente, acreditamos que o método auto-hospedado que detalharemos neste artigo é melhor para a maioria dos blogs, pois oferece muito mais propriedade e flexibilidade. À medida que o seu blog cresce, essa propriedade e flexibilidade serão importantes para o seu sucesso.
Como iniciar um blog em 2020: passo a passo
Ok, limpeza suficiente! Vamos explorar o guia.
Se você seguir em frente, poderá publicar sua primeira postagem no blog rapidamente. De fato, se você já optou por um tópico de blog e nome de domínio, poderá escrever sua primeira postagem em apenas 20 minutos!
Aqui estão as etapas que abordaremos:
- Escolha um tópico do blog (e valide)
- Escolha um nome de domínio
- Compre hospedagem + domínio e instale o WordPress
- Escreva sua primeira postagem no blog 🥳
- Escolha um tema
- Instale alguns plugins
- Comece a aumentar seu tráfego
- Monetize seu blog
1. Escolha um tópico do blog e valide-o
Se você está apenas blogando por diversão e não tem planos de ganhar dinheiro ou criar uma audiência, pode blogar sobre o que quiser.
No entanto, se você planeja transformar isso em uma confusão lateral (ou talvez até um show em tempo integral em algum lugar abaixo da linha!), faça um pouco de trabalho braçal para ter certeza de escolher um tópico que tenha espaço para crescer.
Encontrar um bom tópico de blog é descobrir a interseção de um tópico que você é apaixonado por um tópico que tem um público de pessoas interessadas.
A primeira parte é importante porque a criação de um blog leva tempo. Se você não é apaixonado pelo assunto do seu blog, provavelmente ficará entediado e esgotado antes que seu blog tenha sucesso.
A segunda parte é importante porque, se você deseja aumentar seu blog e ganhar dinheiro, precisa de um público de pessoas interessadas.
Portanto, se você tem uma idéia para um blog pelo qual é apaixonado, como validá-lo e ver se há um público em potencial?
Aqui estão algumas dicas:
- Verifique os blogs existentes - se você encontrar outras pessoas de sucesso que estão blogando sobre o seu tópico, é um bom sinal de que você poderá aumentar seu blog de maneira semelhante.
- Use o Google Trends - você pode inserir o tópico do seu blog no Google Trends para ver como o interesse está mudando ao longo do tempo. Idealmente, você deseja escolher um tópico com tendência para cima.
- Realize uma pesquisa de palavras-chave - a pesquisa de palavras-chave permite ver quais tópicos as pessoas estão pesquisando no Google. Se muitas pessoas estão pesquisando os tópicos em torno do assunto do seu blog, é um ótimo sinal. Você pode usar Moz Keyword Explorer para realizar pesquisa de palavras-chave gratuitamente.
- Escopo das mídias sociais - navegue pelas mídias sociais em torno do seu tópico e veja como as comunidades são ativas. Por exemplo, se você deseja publicar um blog sobre independência financeira (FIRE), ver a enorme comunidade FIRE no Reddit é um ótimo sinal de que você tem um público interessado.
2. Escolha seu nome de domínio
Seu nome de domínio é o endereço permanente do seu blog na Internet. Por exemplo, o nosso é moneycheck.com.
Normalmente, o nome do seu blog deve ser igual ao nome de domínio. Como tal, ele desempenha um papel importante na marca do seu site e você deseja acertar.
Para um blog, você quer algo que seja brandable e tópica.
A parte de marca é importante porque você deseja que seu blog se destaque e seja fácil de lembrar. Mas a parte tópica também é importante porque você quer que as pessoas saibam instantaneamente aproximadamente sobre o que é o seu blog no domínio
Nós pensamos moneycheck.com faz um bom trabalho em acertar as duas notas. É brandable e fácil de lembrar, mas também fica claro instantaneamente que nosso blog lida com finanças e ganhar dinheiro.
Infelizmente, apenas uma pessoa pode possuir um nome de domínio por vez. Portanto, se você tiver a ideia perfeita, é possível que alguém já a tenha comprado.
Para verificar se um nome de domínio ainda está disponível e obter algumas sugestões úteis, você pode usar Pesquisa Instantânea de Domínios.
No entanto, não se preocupe em comprá-lo, porque você vai nocautear isso na próxima etapa.
3. Compre hospedagem, nome de domínio e instale o WordPress
Agora, é hora de passar do teórico e entrar no técnico.
Ou seja, é hora de lançar seu blog e torná-lo acessível a pessoas em todo o mundo.
Como mencionamos, você precisa hospedagem na web para alimentar seu blog. Quando alguém visita seu nome do domínio, seu hospedagem na web irá executar o Software WordPress para veicular o conteúdo do seu blog.
Você irá configurar os três elementos em negrito nesta etapa. Não se preocupe, é super fácil, porque você pode fazer tudo em um único local.
Nosso Anfitrião Recomendado
Ao iniciar seu blog, recomendamos um serviço de hospedagem chamado Bluehost porque:
- Tem preços muito acessíveis - você pagará apenas US $ 60,00 por todo o primeiro ano de hospedagem.
- Dá a você um nome de domínio gratuito - isso normalmente custa de US $ 10 a 15 por si só, mas está incluído no preço de US $ 60.
- Torna super fácil de instalar o WordPress - você receberá um assistente de configuração simples, onde poderá instalar o software WordPress e iniciar seu blog.
Veja como começar com o Bluehost e instalar o WordPress ...
Inscreva-se no Bluehost e compre hospedagem
Primeiro, clique aqui para visitar o Bluehost. Em seguida, escolha seu plano de hospedagem. Se você apenas deseja criar um único blog, pode escolher o mais barato Basic plano - ele tem muitos recursos para suas necessidades (pelo menos até que seu blog se torne super popular!):
Visite BlueHost
Na próxima página, digite o nome de domínio que você escolheu na etapa anterior no Crie um novo domínio caixa. Lembre-se - o Bluehost fornece um nome de domínio gratuito como parte do seu plano. Então clique Próximo:
Na parte superior da página seguinte, você precisará inserir algumas informações básicas da conta:
Abaixo disso, você pode configurar seu Informações do pacote e Extras do pacote.
No Informações do pacote seção, você pode escolher Plano de conta. Basicamente, isso se refere ao número de anos de serviço que você deseja comprar. O compromisso mínimo é de um ano, mas você receberá um desconto no por mês preço se você comprar termos mais longos.
Aqui está o por mês preço por termo do plano:
- Um ano - US $ 4,95 por mês.
- Dois anos - US $ 3,95 por mês.
- Três anos - US $ 2,95 por mês.
A opção inicial mais barata é escolher um ano, que custará cerca de US $ 60 para o ano inteiro:
Abaixo disso, o Bluehost tentará fazer o upsell de você com algumas Extras do pacote - sinta-se à vontade para ignorar tudo isso - você não precisa de nenhum deles. Basta seguir e desmarcar todas as caixas:
Para finalizar, insira seu Informação de pagamento e clique Enviar:
E é isso! Você acabou de se inscrever no Bluehost.
Execute a ferramenta de instalação do WordPress
Depois de entrar no Bluehost pela primeira vez, o Bluehost iniciará automaticamente um assistente de configuração para ajudá-lo a instalar o WordPress. Novamente, esse é um dos benefícios do uso do Bluehost.
Se você não vir essa ferramenta, poderá acessá-la mais tarde acessando Meus Sites no painel do Bluehost e clique em Criar site.
Na primeira página do assistente de configuração, insira um nome e um slogan para o seu blog. Não se estresse demais, porque você sempre pode mudar isso mais tarde.
Também recomendamos expandir o Avançado configurações e inserindo manualmente as credenciais da sua conta do WordPress. Na próxima etapa, você as usará para fazer login no seu novo blog, por isso é importante lembrar deles:
Na próxima página, você verá seu domínio pré-selecionado no menu suspenso. Em seguida, você também pode optar por instalar ou não alguns plugins gratuitos. Recomendamos desmarcar todas essas caixas por enquanto, pois abordaremos os plug-ins em sua própria seção dedicada posteriormente:
E é isso! Bluehost instalará e configurará o WordPress para você.
Quando o processo terminar, você verá uma mensagem de sucesso. Você pode clicar Entre no WordPress para acessar o painel do seu blog, que abordaremos na próxima etapa:
4. Familiarize-se com o painel do WordPress (e escreva seu primeiro post)
O painel do WordPress é basicamente o painel de controle do seu blog. É onde você:
- Escreva novas postagens no blog.
- Gerenciar comentários dos leitores.
- Controle a aparência do seu blog.
- Adicione novas funcionalidades ao seu blog.
- …Mais, muito mais.
Basicamente, você passará muito tempo aqui.
Abordaremos algumas áreas específicas desse painel na próxima etapa. Mas, por enquanto, por que não fazemos algo divertido?
Veja, agora você tem um blog oficial e está pronto para escrever sua primeira postagem no blog "
Para fazer isso, passe o mouse sobre o Postagens opção na barra lateral do painel e clique em Adicionar novo. Isso iniciará o editor do WordPress, onde é possível adicionar conteúdo:
O editor do WordPress é baseado em "blocos". Cada bloco é um item específico em sua postagem. Por exemplo:
- Um parágrafo de texto.
- Uma imagem
- Um reprodutor de vídeo.
- Um botão.
- Etc.
Para começar a escrever sua postagem no blog, basta clicar e digitar - o WordPress criará automaticamente blocos de texto para você enquanto você digita:
Se você quiser adicionar algo de outros que texto, como uma imagem, você pode clicar em qualquer mais ícones:
Isso abrirá a interface do bloco de inserção, a partir da qual você pode inserir todos os tipos diferentes de conteúdo.
À medida que você passa o mouse sobre um bloco, o WordPress gera uma visualização para você, para que você possa entender o que o bloco faz:
Depois de adicionar um bloco, você pode configurá-lo na interface do editor. Por exemplo, se você adicionar um bloco de imagem, basta arrastar uma imagem da área de trabalho (ou clique no botão para enviá-lo manualmente):
Sinta-se livre para explorar todos os blocos e experimentar.
Quando terminar de escrever sua postagem no blog, clique no botão azul Publicar no canto superior direito para torná-lo ativo.
Parabéns! Provavelmente já faz menos de uma hora e você já escreveu sua primeira postagem no blog. Isso é demais, certo?
Agora, vamos nos aprofundar e criar seu blog de verdade.
5. Escolha um tema para WordPress para controlar o design do seu blog
O "tema" do seu blog WordPress controla a aparência do seu site.
Pense no seu tema WordPress como as roupas do seu blog.
Se você quiser trocar de roupa, basta colocar uma roupa nova. Não muda quem você estão por baixo.
O mesmo acontece com o seu blog - você pode facilmente mudar para um novo tema sem perder nenhuma das postagens e configurações existentes.
Como encontrar um tema para WordPress
O melhor do WordPress é que você pode escolher entre milhares de livre temas, além de milhares de outras opções premium. Além disso, você pode encontrar temas dedicados a "nichos" específicos. Por exemplo, se você tem um blog de viagem, pode encontrar um tema para o blog de viagem. Ou, se você tem um blog de moda, pode encontrar um tema de blog de moda.
Quando você está apenas começando, um tema gratuito é totalmente adequado, embora você possa adquirir um tema premium se encontrar um que você adora.
Para encontrar o tema perfeito para o seu blog, recomendamos dois pontos de partida:
Por exemplo, aqui no Money Check, usamos o tema Contentberg, que é um tema premium disponível no ThemeForest.
Como instalar um tema WordPress
Depois de encontrar o tema perfeito para o seu site, você precisa instalá-lo através do painel do WordPress.
Como você instala um tema WordPress depende de onde você o encontrou.
Se você encontrou um tema gratuito no WordPress.org, acesse Aparência → Temas → WordPress.org Themes e procure o tema pelo nome. Em seguida, você pode clicar no Instalar botão:
Após uma breve espera enquanto o WordPress instala o tema, você pode clicar no Ativar para torná-lo ativo em seu blog.
Por outro lado, se você optou por comprar um tema premium, precisará fazer o upload manualmente do tema. Normalmente, o local onde você adquiriu o seu tema fornecerá a você um fecho eclair arquivo que contém o tema.
Para enviar isso para o seu blog, acesse Aparência → Temas → Upload → Upload Theme. Em seguida, você pode selecionar o fecho eclair arquivo e clique instale agora para enviá-lo:
Como personalizar o seu tema WordPress
Depois de instalar o tema, você poderá personalizá-lo ainda mais, como escolher cores ou fontes diferentes. Alguns temas também permitem importar "conteúdo de demonstração" para fazer com que seu blog seja exatamente igual à demonstração do tema.
Para personalizar a aparência do seu tema, vá para Aparência → Personalizar. Isso iniciará o WordPress Customizer, que permite personalizar tudo usando uma visualização visual em tempo real:
6. Instale os plugins do WordPress para obter funcionalidades importantes
Enquanto os temas do WordPress permitem controlar o design do seu blog, os plugins do WordPress permitem adicionar novas funcionalidades ao seu blog.
Existem mais de 50.000 plug-ins gratuitos do WordPress, portanto, se você quiser fazer algo, provavelmente poderá encontrar um plug-in para ele!
Os plug-ins podem fazer pequenas coisas, como ajudá-lo a adicionar um formulário de contato, ou grandes coisas, como adicionar uma loja de comércio eletrônico em funcionamento. De fato, o WooCommerce, o plugin de comércio eletrônico do WordPress, é realmente a maneira mais popular de criar uma loja de comércio eletrônico (ainda mais popular que o Shopify!).
Você certamente desejará instalar alguns plug-ins para adicionar funcionalidades específicas ao seu nicho. Por exemplo, se você tem um blog de culinária, pode usar um plugin de receita do WordPress para adicionar receitas fáceis de usar às suas postagens.
No entanto, embora abordemos esses plugins específicos de nicho em um segundo, também existem alguns plug-ins obrigatórios que todos os blogs precisam, independentemente do assunto do seu blog.
Os plug-ins indispensáveis de que todos os blogs precisam
Não importa o quê, você deve instalar os seguintes plugins no seu site. Não se preocupe, eles são todos gratuitos!
- Yoast SEO - este plugin ajuda na otimização de mecanismos de busca (SEO). Abordaremos o SEO na próxima seção, mas o SEO é basicamente o que ajuda seu blog a ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa do Google.
- UpdraftPlus - este plugin ajuda você a fazer backup automático do seu blog para manter seus dados seguros. Os backups são importantes - não ignore este.
- WPForms - todo blog precisa de um formulário de contato para que os visitantes possam entrar em contato. O WPForms facilita a criação de seu próprio formulário de contato usando uma interface simples de arrastar e soltar.
- ShortPixel - se você enviar imagens não otimizadas, seu blog será carregado lentamente, o que você não deseja. O ShortPixel otimizará automaticamente suas imagens para você, para que seu blog seja carregado mais rapidamente.
- Akismet - as pessoas adoram sites de spam. O Akismet filtrará automaticamente a maioria dos spams para você, para que você não precise lidar com isso.
Existem também alguns plugins que não são deve ter, mas a maioria dos blogs pode se beneficiar de:
- Snap social - adicione botões de compartilhamento de mídia social ao seu blog.
- Google Site Kit - adicione serviços importantes do Google ao seu blog (como análises) e visualize dados desses serviços no seu blog. Ótimo para ver como o seu blog cresce ao longo do tempo e descobrir o conteúdo mais popular.
- Elementor - permite projetar conteúdo usando uma interface visual de arrastar e soltar. Útil se você se sentir limitado pelo editor de blocos normal do WordPress ou desejar criar páginas de destino.
Como encontrar outros plugins
Se você quiser ir além da funcionalidade essencial que detalhamos acima, poderá encontrar dezenas de milhares de plugins WordPress gratuitos e premium para praticamente qualquer coisa imaginável.
Então, onde você pode encontrar esses plugins?
Primeiro, se você deseja encontrar plugins gratuitos do WordPress, o melhor local é o Diretório de plugins do WordPress.org, que contém mais de 50.000 plugins gratuitos.
Para plugins premium, um bom ponto de partida é CodeCanyon. Muitos desenvolvedores também vendem diretamente em seus sites, que você pode encontrar pesquisando no Google.
Como instalar um plug-in WordPress
Assim como nos temas, a instalação de um plugin para WordPress depende de onde você o encontrou.
Se você encontrou um plugin gratuito no WordPress.org, pode ir para Plugins → Adicionar novo e procure pelo nome. Então clique instale agora e depois Ativar para ativar o plugin:
Para plugins premium, você pode ir para Plugins → Adicionar novo e clique no Carregar plug-in botão próximo à parte superior para fazer upload dos plug-ins fecho eclair Arquivo.
Como trabalhar com plug-ins instalados
Depois de instalar um plug-in, ele normalmente adiciona um novo menu ao painel do WordPress, onde é possível definir as configurações do plug-in.
A localização exata deste menu depende do plug-in, portanto, não há um local onde todos os seus plug-ins estejam localizados.
Alguns plug-ins, como o Yoast SEO, adicionam um novo item de menu de nível superior:
Outros plugins podem incluir suas configurações como subitens abaixo de um menu existente.
7. Comece a obter tráfego para o seu blog
Neste ponto, seu blog está pronto para o horário nobre - você só precisa adicionar visitantes!
Primeiro, para tornar seu blog acessível aos visitantes, você primeiro precisa retirá-lo do modo "Em breve". O Bluehost ativa isso por padrão para permitir que você desenvolva seu blog com privacidade.
Para desligá-lo, clique no botão Em breve ativo botão na parte superior do painel do WordPress e clique em Inicie seu site:
Agora, pessoas de qualquer lugar do mundo podem acessar seu blog.
Então, como você pode obter novos olhos no seu blog? Vamos seguir algumas das estratégias mais comuns.
Para cada estratégia, vincularemos você a um guia detalhado para ajudar você a começar:
Escrever sobre todas as maneiras de gerar tráfego para o seu blog exige uma postagem enorme e própria, para que não possamos entrar em muitos detalhes. Mas se você aprender sobre as táticas acima, terá um ótimo começo!
8. Considere monetizar seu blog
Por fim, depois de começar a receber tráfego para o seu blog, você pode começar a ver se pode ganhar um pouco de dinheiro com o seu blog.
Aqui estão algumas das maneiras mais comuns de ganhar dinheiro com um blog:
- Marketing afiliado - promover produtos de outras pessoas e receber uma comissão em troca. Por exemplo, você pode promover produtos da Amazon e ganhar de 1 a 4% do que as pessoas acabam comprando na Amazon. Confira os melhores programas de afiliados para blogueiros.
- Exibir anúncios - exibir anúncios automaticamente em seu blog usando algo como Anúncios do Google ou Media.net.
- Publicações patrocinadas - as pessoas pagarão para você patrocinar um post. Apenas certifique-se de divulgar publicamente quando uma postagem é patrocinada!
- Vendas diretas de anúncios - em vez de usar um serviço de anúncio automático, você pode vender anúncios diretamente. Geralmente, você pode ganhar um pouco mais de dinheiro dessa maneira, mas é mais trabalhoso encontrar anunciantes.
- Venda seus próprios produtos - depois de ter uma audiência, você pode vender eBooks ou até criar seu próprio curso on-line para acompanhar seu blog. Muitos blogueiros obtiveram sucesso ao oferecer cursos ou outros produtos de informação.
Você acabou de criar um blog - isso é incrível!
E com isso, chegamos ao final do nosso tutorial sobre como iniciar um blog.
Parabéns por lançar com sucesso seu próprio blog - temos certeza de que será um sucesso esmagador. Compartilhe-o nos comentários para que todos possam conferir o que você acabou de criar.
E se você ainda tiver alguma dúvida sobre como criar um blog, deixe um comentário e faremos o possível para ajudá-lo!
Dicas para ganhar dinheiro com seu blog
Possuir um blog rentável é uma experiência emocionante. Você pode publicar sobre seus tópicos favoritos para um público de leitores qualificados que estão interessados no que você tem a dizer sobre vários assuntos.
No entanto, como você constrói e aumenta o público desde o início?
Os blogs são uma das melhores formas de criar um público-alvo. Normalmente, existem dois modelos que as pessoas usam no blog.
- O primeiro modelo envolve a produção de conteúdo que aumenta o envolvimento do usuário e ajuda a vender produtos em seu site.
- O segundo modelo consiste em receber receita de publicidade de outras empresas que estão no seu nicho.
Trabalhar com a sua paixão traz resultados
Fale com qualquer blogueiro de sucesso sobre a chave do sucesso deles, e eles lhe dirão que estava trabalhando com a paixão deles na vida. Se você está com dificuldades para encontrar um tópico para iniciar seu blog, siga o que sabe.
Você precisará produzir conteúdo nos próximos anos para aumentar seus leitores. Se você escolher um tópico ou assunto que achar interessante, criará um conteúdo melhor.
Ao trabalhar com sua paixão em seu blog, você terá um fluxo interminável de conteúdo e nunca ficará sem ideias. Você precisa entender a profundidade da Internet e quantos usuários ficam online todos os dias.
Se você acha que ninguém quer ouvir você falar sobre sua coleção de trolls de cabelos rosados - pense novamente. Existem pessoas online procurando por qualquer coisa que você possa imaginar. Você pode apostar que existe um exército de colecionadores de trolls que você nunca soube que existia.
O ponto é começar com algo que você gosta de fazer e depois criar um negócio a partir dessa ideia. Ao trabalhar com sua paixão, os blogs nunca parecerão trabalho.
Criar conteúdo exclusivo
“Na internet, o conteúdo é rei.” - Bill Gates. Estas são as palavras mais precisas já faladas quando se trata de marketing online. Se você está tentando atrair anunciantes para o seu blog, precisa de um conteúdo excelente.
Pense no seu conteúdo como a espinha dorsal do seu site. Se você visitasse um blog com conteúdo fraco que não atraísse seu interesse, você o revisitaria? Leve essa mentalidade para a sua criação de conteúdo.
Muitos iniciantes cometem o erro de publicar um novo blog todos os dias quando o site é novo. Quando seu novo blog está indo, sua mente está cheia de idéias para o conteúdo.
Como resultado, o blogueiro acaba lançando um novo blog todos os dias. Infelizmente, mesmo os blogueiros mais endurecidos acabam ficando sem novas idéias.
Publique uma vez por semana, em vez de publicar em uma programação diária ao iniciar seu blog. No primeiro ano do seu blog, as chances são de que você não verá uma quantidade enorme de tráfego visitando seu site. Portanto, salve o seu melhor conteúdo para mais adiante quando tiver mais tráfego.
Onde encontrar ideias de conteúdo
Quando seu blog começa a ganhar força, você precisa aumentar sua frequência de postagem. Essa estratégia convida os espectadores a voltarem ao seu blog várias vezes ao longo da semana, aumentando seu volume de tráfego semanal.
Os anunciantes desejam ver seu público-alvo crescendo constantemente e que você tenha uma alta taxa de engajamento com seu conteúdo.
No entanto, muitos novos blogueiros ficam sem ideias há alguns meses no projeto. Mesmo se você for o corredor mais dedicado, ainda terá várias idéias para publicar mais cedo ou mais tarde.
Essa situação é onde o software entra em jogo. Programas como o "Buzzsumo" podem ajudar a identificar novas ideias de tópicos para o seu blog.
O Buzzsumo verifica os canais de mídia social em busca de artigos populares relevantes para o tópico do seu blog. Ao ler o conteúdo de outras pessoas, você obtém inspiração para novas idéias. Você pode reescrever artigos com seu talento único e apresentá-los como novo material para o seu público.
Crie um público
Todo blog precisa de uma audiência para ter anunciantes interessados em gastar dinheiro. Sem uma audiência, seu blog não tem valor e está apenas ocupando o ciberespaço. Você precisa chamar sua atenção para aumentar sua audiência.
Torne seu blog fácil de compartilhar em todos os canais de mídia e visível para seu público principal. Você conhece a demografia do seu público-alvo? Compreender a distribuição de renda e o comportamento do seu público-alvo ajuda a definir quais produtos funcionariam bem com quais postagens de blog para maximizar a conversão para os anunciantes.
É essencial acompanhar as métricas, bem como a quantidade de tráfego que está clicando no site do anunciante. Se o seu blog estiver enviando ao anunciante muitos leads qualificados convertidos, você poderá abordá-los com um aumento nas taxas de publicidade.
Por que as empresas anunciam em blogs?
Longe vão os dias em que TV, rádio e outdoors dominavam o mundo do marketing. Embora essas formas de mídia tenham sido úteis no passado, elas não são mais relevantes na era digital do marketing. Vejamos um exemplo de como esses métodos não funcionam mais com os consumidores.
Se você estava vivo há 15 anos e voltou de uma viagem ao aeroporto, as chances são de que você se lembre de olhar para os outdoors. À medida que o tráfego avança no ritmo de um caracol, sua mente divaga e os anunciantes se aproveitam dessa situação.
Hoje em dia, da próxima vez que você ficar preso no trânsito, observe os outros motoristas e passageiros ao seu redor. As chances são de que eles não estejam olhando para os outdoors. A maioria deles, pelo menos 90%, não estará assistindo a estrada - eles estão olhando para seus telefones.
Este exemplo mostra claramente a mudança da publicidade externa para a mídia digital na última década. Os profissionais de marketing desejam maximizar seu alcance e desejam colocar sua mensagem na frente do maior número possível de clientes qualificados.
A publicidade em blogs é uma forma de publicidade digital que está ganhando força. Os anunciantes encontram os sites em seu nicho com o maior tráfego. Eles investem seu orçamento de marketing em publicidade nessas plataformas.
Por exemplo, se você possui uma empresa de equipamentos de pesca e deseja vender mais produtos, tem algumas opções. Você pode anunciar na mídia externa através de outdoors e folhetos, ou pode gastar seus dólares de marketing online.
O uso de métodos tradicionais de publicidade, como outdoors, não leva muito longe. Imagine posting a billboard and spending thousands of dollars for the advertising space. The chances are that 90-percent of the people that view your advertisement never picked up a fishing pole in their lives. That situation is wasting your budget with unqualified prospects.
By finding a fishing blog with a vast readership, you get access to qualified clients. You know that readers of the blog are interested in fishing and that they need your product. By paying the blog to advertise on their website, you’ll increase your conversions when compared to the billboard example.
Build the Traffic and the Advertisers Will Come
Eventually, you’ll reach a stage where your blog has a significant amount of traffic flowing through it daily. For some people that know what they are doing, or catch onto a trending niche, they can experience overnight success.
Your success in blogging is not a guarantee, no matter which platform you use or what niche you think is going to be the next big thing online.
The best you can do is position yourself to take advantage of what others learned along the way and convert it into your unique concept. Replicating those people that are successful, and scrutinizing everything they do is a key to discovering how to apply those same ideas to your blog.
Some ideas will work for you, and others will fail. By testing and tracking everything you do with your blog, you’ll dramatically increase your chances of making it a second income stream. When everything clicks, and you receive your first offer, don’t be surprised if you receive others shortly after that.
Go Out and Get the Revenue
So, it’s been some time. You now have a blog that advertisers are interested in adding to their portfolio. There’s only one problem – nobody’s breaking down the doors to work with you. The internet is a big place, and even if your blog is doing well, there’s a chance everyone else is not watching.
If you have reliable metrics and can prove that your site has good visitor volume throughout the month, then try reaching out to other websites and companies. Choose companies that you respect and believe are in line with your blog’s values. Using this strategy enables you to be selective with your advertisers, instead of taking any deal that comes along.
Sometimes the best way to get an advertising deal – is to ask. Nothing is stopping you from making a contact list of companies you like, and then sending a prospectus to their marketing department. Send them a personalized executive statement about what you want from the deal along with your rate card and terms.
Affiliate Marketing
Affiliate marketing is using your blog to sell a product or a brand, then being compensated by the company or creator of said product or brand. A remuneração geralmente é uma porcentagem da receita que a empresa obteve através do seu site.
Affiliate marketing is one of the easiest ways to get started making money from your blog when it is new as there is usually no minimum requirements for levels of traffic.
That means you can get started from the very beginning by signing up to affiliate programs and dropping links into your posts, reviewing products and services or adding banners to your site.
We go into a lot more detail in this guide: What are the Best Affiliate Programs for Bloggers?
Build Links to Help Your Blog Dominate Your Niche
Search Engine Optimization is a powerful online marketing strategy designed to make your site visible and increase traffic. Talented online marketers reach out to other websites and build backlinks to your website.
By creating more links that point back toward your site, you make yourself look like a credible authority in your niche.
Advertisers want to do business with authority sites, and by building your blog with plenty of backlinks to authority sites, you become a leader in your niche. Some websites charge for backlinks, and others do it for free.
However, if you want a permanent link on a big site, it could cost you hundreds or thousands of dollars a year.
When traffic starts visiting your blog in decent volume, its time take advantage of affiliate selling. Affiliate selling involves you leaving links to products and services online.
A simplified example of this is reselling with Amazon. If you own a lifestyle blog, you could write a post about your new sunglasses. Talk about how they were the best you ever used while sun tanning poolside on vacation.
Leave a link to an Amazon vendor embedded in a keyword in your post. When your audience reads your blog, a percentage of them will click the link and purchase the sunglasses from the Amazon vendor.
You get a commission from the sale, and everyone gets a clean deal that adds value to their lives and business.
Marketing Your Blog on Social Media
Facebook, Instagram, and Twitter are how the world is moving with communications. Each of these platforms offers users a unique way to share their life experiences with friends and family.
The content shared on Facebook ranges with topics on anything you can imagine. Open a Reddit feed, and you’ll have threads on any topic you can imagine. Instagram has trillions of photos of anything from people, to pets, to products.
Facebook offers you a great avenue to introduce your blog to more readers. Open a Facebook business page and populate it with top-quality content. Use Facebook ads manager to target people in your niche that are interested in reading blogs, and spend a few dollars on an advertising budget.
Facebook automatically pushes your content in front of people that are interested in your niche and meet your customer or reader demographic. You can use the tools in ad manager to track where your new views are coming from and refine your targeting for your next ad campaign.
Wrapping Up – Scale Your Efforts
The best part about blogging is that you create a scalable model. Once you know what works, you can replicate your blog in any industry and experience the same results. This rule makes it easy to build multiple blogs covering a wide range of niches that interest you.
If you persist with your passion, you’ll eventually reap the rewards of a profitable blog that produces you consistent income.
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