Se você quiser se tornar um blogueiro de sucesso, precisará de um plano de negócios do blog que podem orientar sua tomada de decisão, informar em que investir seu tempo e continuar apontando para o próximo estágio do crescimento dos negócios do seu blog.

Por mais de seis anos desde que iniciei meu blog, implementei estrategicamente meu próprio plano de negócios com ótimos resultados.


👋 Ei! Deseja acessar meu modelo de plano de negócios de blog preenchível (no formato do Google Doc)?

Ir para a seção de comentários na parte inferior deste guia e deixe um comentário que diz +1 e enviarei por e-mail o modelo de planejamento assim que eu fizer os retoques finais nesta semana.


Somente no ano passado, meu blog gerou US $ 449.107 em receita (veja mais nos relatórios de receita do meu blog) e está ganhando seis dígitos há vários anos.

Embora, apesar dos números, nem sempre tenha sido fácil - como em qualquer empresa, também existem altos e baixos nos negócios de blog.

Como criar um plano de negócios de blog (Captura de tela da renda do blog do Quickbooks) Prova de renda

Um plano de negócios de blog é o que ajuda você a enfrentar a tempestade e pode mantê-lo no caminho certo, trabalhando em direção aos seus objetivos mais impactantes, apesar das flutuações de curto prazo. E, no final das contas, sou a prova viva de que você pode transformar suas paixões em um negócio lucrativo através de blogs.

Para transformar seu blog em um negócio viável, em primeiro lugar, você precisa criar uma estratégia plano de negócios do blog.

O que faz de um blog um negócio?

Qualquer blog pode facilmente se transformar em um negócio com o nível certo de estratégia, atendimento e investimento de tempo. A base básica de um negócio de blog é que você:

  • Desenvolvimento de um processo repetível para publicação de conteúdo
  • Aprendeu como atrair tráfego de forma consistente
  • Descobrimos como gerar receita com esse tráfego por meio de uma variedade de canais

O aspecto da monetização é o destino de muitos dos seus esforços (em breve), à ​​medida que seu blog evolui para um negócio real. Você experimentará táticas como exibir anúncios, fazer patrocínios, participar de programas de afiliados, vender seus próprios produtos físicos ou digitais e muitas outras estratégias de monetização de blogs.

E, para executar esses três componentes principais, ajuda imensamente ter um plano de negócios de blog sólido, informando o que fazer em seguida.

O que é um plano de negócios de blog (e por que você deve criar um)?

Um plano de negócios, em sua forma mais simples, é um roteiro para sua empresa. Ele descreve suas metas de negócios e mapeia como você as alcançará. E, para ser eficaz, seu plano de negócios deve ser anotado (para que você possa consultá-lo com frequência) e deve incluir cronogramas sempre que possível.

Então, por que você precisa de um plano de negócios do blog?

Estas são as quatro principais maneiras pelas quais você se beneficia da criação de um plano de negócios de blog:

  • Um plano de negócios do blog fornece uma imagem clara do que você deseja alcançar
  • Ajuda a criar um maior senso de responsabilidade
  • Obriga você a definir prioridades claras (que vão até seus objetivos gerais)
  • Mostra alguns dos desafios que você pode esperar ao longo do caminho

Um plano de negócios de blog inteligente é como um roteiro. Se você o seguir de perto - e esperar passar algum tempo experimentando, navegando em desvios e estradas irregulares ao longo do caminho - tanto a jornada quanto o destino final serão muito gratificantes.

Agora, vamos falar sobre como criar um plano de negócios de blog que possa guiá-lo para onde você quer estar nas próximas semanas, meses e anos.

Como criar um plano de negócios de blog em 6 etapas fáceis

  1. Defina o seu negócio no blog e defina metas significativas
  2. Faça uma análise competitiva de outros blogs
  3. Comece e aumente seu blog (a maneira lucrativa)
  4. Mapeie sua estratégia de geração de tráfego
  5. Formule o processo de trabalho do seu blog
  6. Inicie (e otimize) seu blog

Divulgação: Observe que alguns dos links abaixo são afiliados e, sem nenhum custo adicional, receberei uma comissão. Quando você compra um produto ou serviço usando meu link de afiliado, sou compensado, o que ajuda a tornar o conteúdo como o meu melhor guia sobre como iniciar um blog gratuitamente. Saiba que eu só recomendo produtos e serviços que eu pessoalmente usei e apoio.

Agora que abordamos a realidade de que seu blog deve ser tratado como um negócio real (se você espera lucrar com isso), fica claro que um plano de negócios é essencial.

Então, vamos nos aprofundar no desenvolvimento de seu próprio plano de negócios de blog, que o levará a gerar receita o mais rápido possível.

1. Defina o seu negócio no blog e defina metas significativas

O primeiro passo na criação de um plano de negócios do blog é definir o que seu negócio realmente vai ser.

Blogger trabalhando no planejamento da cafeteria Ryan Robinson

Isso significa estabelecer as bases para tudo, desde qual nicho você estará blogando, quem será seu público, quais metas (tangíveis) são mais importantes para você procurar e, pelo menos, um pouco de como você planeja para ganhar dinheiro com seu blog em um futuro próximo.

Escolhendo um nicho

Escolher um nicho para o blog é uma das etapas mais importantes que você pode seguir em seu caminho para, eventualmente, gerar receita com seu blog.

Um nicho é simplesmente uma gama específica de tópicos relacionados (segmento de mercado) nos quais você deseja especializar seu blog para ser um recurso confiável. Exemplos de alguns tópicos de nicho altamente lucrativos sobre os quais você pode blogar incluem coisas como:

  • Fotografia
  • Construindo
  • Projeto
  • Parentalidade
  • Marketing
  • Finanças pessoais
  • Desenvolvimento de carreira

Quando se trata de escolher um nicho, o céu é realmente o limite. Se houver uma área de tópico com demanda suficiente - e você estiver realmente interessado em criar um negócio de blog em torno dela -, terá o resultado de um nicho potencialmente lucrativo. Confira meu guia para muito mais: Como escolher um nicho para o blog Sobre (+ Exemplos).

A razão pela qual a escolha de um nicho vem em primeiro lugar, é que a maneira como o seu blog funciona como um negócio será fortemente influenciada pelo nicho em que você está operando. É somente depois que você entra em um nicho claro que você pode mudar. definindo e aprendendo mais sobre o seu público que você servirá.

Aprendendo sobre seu público-alvo

Após o seu nicho, a próxima decisão de negócios mais importante que você precisa tomar é decidir quem será seu público-alvo - e se comprometer a aprender mais sobre eles.

Em um mundo em que bilhões de pessoas usam a Internet, a realidade é que nem todos descobrem ou até ressoam no seu blog, muito menos dispostos a comprar o que você está vendendo quando, eventualmente, começar a monetizar seu conteúdo.

Você precisa pesquisar seu público-alvo e entender seus pontos negativos e como ajudá-lo através do seu blog.

Pense nos seus leitores em termos demográficos e psicográficos que os definem:

  • Dados demográficos: As características quantitativas de seus leitores. Como idade, sexo, localização, cargo.
  • Psicografia: Traços mais incomensuráveis, como valores, interesses, atitudes e sistemas de crenças.

Em resumo, quem são seus leitores-alvo e quais problemas você resolverá para eles?

A resposta a essa pergunta essencial também ajudará você a determinar o tipo de conteúdo que você criará, bem como os melhores canais para gerar receita com esse conteúdo.

Determine como você monetizará seu blog

Existem várias maneiras de ganhar dinheiro com blogs, mas é extremamente importante lembrar que você só pode gerar receita com seu blog - depois de começar a atrair um público.

Ainda assim, ajuda a planejar hoje as maneiras pelas quais você deseja gerar receita com seu blog (de maneira ideal, de maneira que envolva seus pontos fortes e sua experiência).

Alguns dos canais de monetização de blogs mais testados pelo tempo incluem:

  • Conteúdo Patrocinado do Blog
  • Programas afiliados
  • Anúncios do blog
  • Venda de Cursos Online
  • Produtos Físicos
  • Liberar uma ferramenta de software
  • Venda de seus próprios serviços
  • Escrevendo e vendendo eBooks
  • Lançar uma Cúpula Virtual
  • Parcerias de Negócios
  • Patrocínios de Podcast
  • Freelancing

Eu o alertaria para não seguir um caminho de monetização específico simplesmente porque é uma oportunidade de ganhar dinheiro. Sua tarefa mais importante nesse estágio é decidir quais canais de monetização serão melhores para o seu nicho, o tipo de público que você planeja atrair e a melhor maneira de envolver seus próprios interesses.

Novamente, lembre-se de que seu público será a alma do seu blog. Portanto, aprender com eles nos primeiros dias será fundamental para coletar comentários valiosos sobre como você pode ajudá-los da melhor maneira. Para uma análise detalhada das minhas melhores estratégias de monetização de blogs, confira meu guia: Como ganhar dinheiro com blogs este ano.

Definindo metas de negócios do blog

Por fim, ao definir seu blog como um negócio, você deve definir metas comerciais claras para começar a trabalhar.

Isso ajudará você a dividir os maiores objetivos da imagem em tarefas pequenas que não sobrecarregarão você diariamente e semanalmente.

Configuração objetivos inteligentes também o ajudará a se manter ultra focado em realizar apenas as atividades que o aproximam de forma mensurável desses objetivos.

Alguns exemplos de objetivos que você poderia considere definir o seu blog durante o primeiro ano:

  • Obtendo 10.000 visitantes mensais (em 12 meses)
  • Trabalhar 15 horas por semana na criação e promoção de conteúdo do blog
  • Atrair 1.000 assinantes de e-mail (dentro de 6 meses)
  • Ganhar US $ 1.000 em receita com seu blog (nos primeiros 6 meses)

Quaisquer que sejam as metas que você decida definir, verifique se elas são o mais realista possível, claramente acionáveis ​​e mensuráveis ​​- para que você possa olhar regularmente para trás e reavaliar o seu desempenho.

Depois de estabelecer essa base sólida para o plano de negócios do seu blog, podemos analisar os concorrentes e aprender mais sobre como eles fazem com que ele funcione em seu nicho.

2. Faça uma análise competitiva de outros blogs

Antes mesmo de lançar seu próprio blog (ou transformar um blog existente em um negócio adequado), você precisa aprender com seus concorrentes.

Sim, isso é permitido. E não, você não precisa fazer nada obscuro - nem envolver espiões russos.

Análise da concorrência e aprendizado da concorrência para desenvolver um plano

Espionar seus concorrentes e obter idéias é uma ótima maneira de valide suas próprias idéias sobre a melhor maneira de dar vida ao plano de negócios de um blog.

É também uma maneira fantástica de aprender o que é preciso para ter sucesso em seu nicho. Essas são as três principais coisas que você deseja fazer quando se trata de análise da concorrência.

Identifique seus principais concorrentes

Identificar seus concorrentes ajuda a ver o potencial da sua empresa de blog no nicho em que você está operando.

Ainda mais importante, também ajuda a ver claramente os tipos de produtos que seu público-alvo ama e são pagando (outra pessoa) por.

Então, como você identifica quem seus concorrentes são?

  • Pesquise algumas palavras-chave para determinar quais palavras e frases principais você deseja classificar no seu blog nos resultados do Google
  • Dê uma olhada cuidadosa nos artigos e sites que já estão classificados nas primeiras páginas desses resultados de pesquisa
  • Examine o conteúdo deles, procurando anúncios, links para programas afiliados, produtos vendidos e outros esforços de monetização

Para quase todas as frases de palavras-chave relacionadas ao seu nicho, já haverá blogs, sites e empresas competitivos que tentam intencionalmente classificar seu conteúdo no topo desses resultados de pesquisa (para atrair leitores e gerar receita de alguma forma).

Pesquise seus pontos fortes, fracos e as melhores palavras-chave

Outro motivo inteligente para fazer a análise da concorrência é que ela ajuda a identificar os pontos fortes e fracos de seus concorrentes.

Isso ajudará a identificar algumas lacunas no mercado que você pode (lucrativamente) preencher, posicionando-se cuidadosamente em direção a um segmento da audiência, aprendendo a escrever uma postagem de blog que seja mais impactante para os leitores, criando títulos mais atraentes e outras maneiras de crescer seu blog.

Como já aludi, uma das melhores maneiras de reunir essas informações é conduzindo pesquisas de palavras-chave.

Palavras-chave são palavras ou frases simples que são comumente usadas por pessoas para pesquisar algo na Internet.

Você pode usar essas informações para posicionar cuidadosamente seu próprio conteúdo para classificar na parte superior desses resultados de pesquisa.

Graças à grandiosidade da tecnologia, existem muitas ferramentas gratuitas que você pode usar para realizar pesquisas de palavras-chave hoje - o meu favorito é Twinword Ideas.

Twinword Ideas Ferramenta de pesquisa de palavras-chave para analisar concorrentes e volume de pesquisas (captura de tela) em um plano de negócios de blog

Quando se trata de análise de concorrentes, identificar as palavras-chave (mais valiosas) para as quais seus concorrentes estão classificando é uma ótima vantagem.

Certamente, você pode inserir suas próprias palavras-chave que julga valiosas (e atrair o público certo), mas também corre o risco de escolher palavras-chave que podem falhar a marca quando se trata de direcionar tráfego e classificar bem nos resultados do mecanismo de pesquisa .

A análise da concorrência é uma ótima maneira de encontrar palavras-chave com alto retorno sobre o investimento (ROI) nas quais outras pessoas já fizeram a pesquisa - rapidamente. Também é uma boa maneira de encontrar oportunidades de palavras-chave de menor concorrência que você pode aproveitar.

Quais estratégias os concorrentes parecem estar usando?

A análise da concorrência não estará completa até que você também tenha uma imagem clara das estratégias que eles estão usando.

  • Como eles parecem estar monetizando seu blog?
  • O que eles fazem para promover seu conteúdo?
  • Como eles estão direcionando tráfego para o blog?
  • Quais palavras-chave eles estão procurando?
  • Existe uma oportunidade clara de criar conteúdo melhor (mais útil) do que o deles?

Isso é particularmente eficaz se seus concorrentes estiverem indo bem.

Você pode aprender muito estudando as maneiras pelas quais elas operam - sem gastar um centavo.

Decida como diferenciar seu blog

No final do dia, o insight mais importante a ser obtido na análise da concorrência é como você pode se destacar da multidão.

Com milhares de blogs sendo lançados todos os dias, uma das únicas maneiras de obter sucesso a longo prazo é criar uma posição única para você dentro do seu nicho.

Para fazer isso bem, observe o que os outros não é fazendo - e faça uma ligação para saber se há ou não uma necessidade que você possa preencher no mercado.

Depois de passar algum tempo analisando a concorrência, vamos criar outra camada no seu plano de negócios do blog.

3. Inicie e aumente seu blog (a maneira lucrativa)

Agora chegamos à parte divertida - na verdade iniciando seu blog.

Se você já tem um blog ativo, pode pular para a próxima seção sobre o mapeamento de sua estratégia de geração de tráfego clicando em bem aqui.

Iniciar um blog é muito fácil, mas preparar tudo para (em breve) maximizar seu potencial de lucro - bem, isso é um pouco mais sutil.

A principal diferença é que você precisa prestar muita atenção às decisões que está tomando e às configurações que está implementando, pois seu blog é seu principal ativo de negócios.

Tudo isso é detalhado em detalhes claros e passo a passo neste guia: Como iniciar um blog (e ganhar dinheiro), mas aqui está a visão geral. Esses são os dois aspectos mais importantes da criação do seu blog.

Obtenha seu nome de domínio e hospedagem de blog

Na sua forma mais simples, um nome de domínio é o (.com, .co, .internet ou não) nome que você der ao seu blog.

E, como qualquer nome comercial, seu nome de domínio precisa ser registrado. Tente o máximo possível para obter um nome de domínio que se encaixe na sua marca, missão ou nicho sobre o qual você estará blogando.

Como escolher o nome de domínio certo para o seu blog Exemplo da página inicial de Ryan Robinson

Seu plano de hospedagem na Web, por outro lado, é o serviço que realmente coloca seu blog online (e pode ser descoberto na Internet). O serviço de hospedagem escolhido por você hospedará seu blog em seus servidores e manterá suas páginas carregadas rapidamente para os leitores que descobrem seu conteúdo.

Escusado será dizer que você precisa investir em um serviço de hospedagem confiável para garantir a maximização da sua oportunidade de sucesso.

Eu pessoalmente recomendo Bluehost como uma das empresas de hospedagem mais confiáveis, acessíveis e capazes, com uma ótima equipe para ajudar no suporte técnico à medida que você avança.

Além disso, eles oferecem registro de domínio gratuito quando você se inscreve no seu plano de hospedagem.

Bluehost Hosting para Colocar o Seu Blog Online (Página Bluehost)

Se você não tem certeza da melhor maneira de nomear seu blog, mergulhe um pouco mais neste guia: Como nomear um blog (+ exemplos).

Crie seu blog com a marca em mente

Outra vantagem de usar Bluehost para potencializar seu blog, eles oferecem uma instalação fácil do WordPress com um clique, imediatamente após a inscrição.

O que é o WordPress? O WordPress é uma plataforma de blog simples iniciada em 2003 para ajudar editores, blogueiros e empresas a criar, publicar e manter sites rapidamente, sem a necessidade de contratar uma equipe técnica para fazê-lo, mas desde então o WordPress se tornou a plataforma de publicação mais popular do mundo. Aqui está a aparência do WordPress nos bastidores:

Use o WordPress no seu plano de negócios de blog para gerenciamento de conteúdo (captura de tela)

O fato de o WordPress também ser gratuito, o torna um acéfalo, pois significa reduzir suas despesas (um bônus em qualquer plano de negócios de blog).

Ao criar seu site, verifique se ele parece profissional o suficiente para estabelecer confiança com os tipos de leitores que você deseja atrair e reter.

Um aspecto a ser destacado desde o início é como você marca seu blog. Não estou falando apenas de um logotipo bonito (embora isso não doa). A marca também inclui:

  • Estética do blog: Estética tem a ver com o apelo visual do seu blog. Crie seu blog de forma que seja atraente para o público ideal e fácil de navegar.
  • Personalidade do blog: A personalidade do seu blog abrange seu tom de escrita, estilo, paletas de cores e a vibração que você deseja que seus leitores entendam.
  • Sua visão e missão: Isso ajudará a determinar o tipo de conteúdo que você produz. Por exemplo, meu blog visa ajudar colegas blogueiros (como você) a terem mais sucesso em transformar seus interesses em um negócio on-line lucrativo.

Para obter mais informações, leia meu guia detalhado: Como iniciar um blog (e ganhar dinheiro) para reunir todos os fundamentos básicos do seu blog - antes de passar para os aspectos de direcionamento de tráfego e geração de receita do seu plano de negócios do blog .

4. Mapeie sua estratégia de geração de tráfego

O tráfego é a moeda da Internet. Sem ele, você não poderá gerar receita com seu blog.

Só no ano passado, meu blog trouxe mais de 4,4 milhões de leitores - e é o conteúdo útil que forneci para esses leitores que me ajudou a gerar mais de US $ 50.000 / mês durante alguns meses do ano (por meio de uma combinação dos vários maneiras diferentes de ganhar dinheiro blogando).

Estatísticas de tráfego do blog (captura de tela do Google Analytics) Executando um exemplo de plano de negócios do blog

A matemática é bem simples aqui: mais visitantes = mais receita (potencial).

É por isso que traçar um plano claro para como você trará mais tráfego para o seu blog a longo prazo, é uma etapa crítica na criação do seu plano de negócios.

Descubra como identificar suas origens de tráfego para os tipos de leitores que você quer atrair - e é quase garantido que o seu negócio de blogs prosperará.

Então, como você direciona tráfego para o seu blog?

Retirado do meu guia (maior): Como direcionar tráfego para o seu blog, detalharemos algumas das estratégias de maior impacto para atrair leitores para o seu blog.

Crie conteúdo otimizado para SEO de nicho específico

O maior fator que atrairá mais pessoas para o seu blog é criar um conteúdo extremamente valioso dentro do seu nicho.

Se você pode criar um conteúdo digno de ser compartilhado por seus leitores, mais pessoas que se deparam com seu artigo - seja de sites de mídia social, mecanismos de pesquisa, comunidades on-line ou outras - vão querer espalhar a palavra para outras pessoas que conhecer.

A base para fazer isso acontecer é fornecer um valor real dentro do seu nicho.

No entanto, não importa quão grande seja o seu conteúdo, ele ainda precisa ser descoberto nos mecanismos de pesquisa da Internet (principalmente o Google hoje).

É por isso que você precisa aprender a seguir as práticas recomendadas de SEO que podem descobrir seu conteúdo por mais pessoas. Isso inclui coisas como:

  • Pregando sua pesquisa de palavras-chave
  • Focar na intenção do usuário e entender as necessidades dos pesquisadores (não apenas os mecanismos de pesquisa)
  • Levando seu tempo escrevendo títulos amigáveis ​​para SEO
  • Usando as tags de cabeçalho certas
  • Otimizando o URL da sua página
  • Ser estratégico com seus links
  • Criando uma meta descrição atraente
  • Otimizando suas imagens
  • Garantindo a compatibilidade com dispositivos móveis e reduzindo o tempo de carregamento da página
  • Promoção do seu conteúdo (onde seu público está gastando seu tempo online)

Para se aprofundar em como otimizar rapidamente o conteúdo do seu blog, leia o meu guia: 10 estratégias de SEO do blog para obter mais leitores hoje.

Use o guest blogging para aumentar seu alcance

Os blogs convidados são, sem dúvida, a maneira número 1 de direcionar o tráfego altamente direcionado e de melhor qualidade para o seu blog (a partir dos sites onde seus leitores ideais já estão gastando seu tempo).

Confira o pico de tráfego que recebi da minha primeira postagem de convidado em 2014 no blog do Buffer:

Gráfico de tráfego do Google Analytics de quando minha primeira postagem de convidado foi publicada como parte do meu plano de negócios de blog

Então, o que são blogs convidados? É muito simples, realmente.

Blogging convidado é o ato de escrever uma postagem de blog que você publica no outro site que não é sua, presumivelmente uma com o tipo certo de público que você está tentando acessar. É uma vantagem para o blog ou publicação que aceita sua postagem de convidado (de alta qualidade), porque eles estão obtendo conteúdo gratuito que desejam para seus leitores e você está tendo a oportunidade de vincular com bom gosto o seu próprio blog dentro o artigo do convidado.

Quatro das maiores vantagens que você obtém dos blogs de convidados são:

  • Tráfego relevante. Isso é extremamente importante. Verifique se você é um blog convidado em sites frequentados pelo seu público-alvo.
  • Crie backlinks de qualidade. Os blogs de visitantes são uma ótima maneira de criar seu portfólio de sites respeitáveis ​​que se vinculam ao seu blog (que é um sinal positivo para os mecanismos de pesquisa ao avaliar a confiança e credibilidade de um site). Por sua vez, isso ajudará a melhorar seus rankings de pesquisa orgânica para o seu conteúdo ao longo do tempo.
  • Criar reconhecimento da marca. Outro grande benefício do guest blogging é que ele ajuda a colocar sua marca na frente de mais pessoas, dando a você a oportunidade de se conectar com novos leitores.
  • Estabeleça sua autoridade. Uma maneira de se destacar dos concorrentes é estabelecer-se como uma autoridade em seu nicho. A postagem de convidado ajuda você a fazer exatamente isso.

Agora, escusado será dizer que as postagens de seus convidados devem ser do mais alto padrão, se você espera que sua campanha realmente valha a pena esse objetivo de atrair leitores que desejam mais do seu conteúdo. Até agora, no plano de negócios do seu blog, não tenho dúvida de que você está comprometido.

Crie e aumente uma lista de email

Outra maneira confiável de direcionar o tráfego (voltar) para o seu blog é criar uma lista de e-mails dos leitores que já consumiram seu conteúdo e desejam retornar para obter mais informações.

ConvertKit Email Subscriber Figures Dezembro 2019 Ryan Robinson Blog Renda Relatório

Aumentar sua lista de e-mails (com o tempo) é uma das melhores maneiras de atrair mais pessoas de maneira consistente para o seu blog. E o email marketing do blog não é uma tarefa tão assustadora quanto pode parecer.

Uma das maneiras mais importantes de garantir que você crie uma lista de e-mails ativos e engajados é criar uma lista verdadeiramente benéfica. ímã de chumbo que seu público-alvo achará digno de se inscrever na sua lista de e-mails, para ter acesso ao seu conteúdo bloqueado.

Você também precisará de um provedor de serviços de e-mail confiável para ajudá-lo a enviar seus e-mails de assinante, eventualmente configurando automações e muito mais.

Se você deseja conhecer melhor como ser um profissional de marketing de e-mail melhor, leia meu guia: Email Marketing para Blogueiros Este Ano.

Crie uma estratégia criativa de marketing de mídia social

As mídias sociais - sejam Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest (ou não) - são um ótimo canal que você pode usar para promover o conteúdo do seu blog e direcionar o tráfego para ele.

Ryan Robinson Captura de tela da conta do Twitter para ver como promover o conteúdo nas mídias sociais no seu plano de negócios do blog

Certifique-se de conectar-se genuinamente com os membros da sua comunidade nas plataformas sociais em que você escolhe investir seu tempo - e certifique-se de aumentar o número de seguidores no principal canal de mídia social em que seu público-alvo ideal realmente gasta tempo.

Quando você está apenas começando e ainda com um orçamento limitado para o blog, compartilhar organicamente seu conteúdo é o melhor caminho a percorrer (pois é totalmente gratuito) e você pode se concentrar em se conectar individualmente com pessoas que parecem se encaixar no perfil de um potencial leitor .

No entanto, à medida que você cresce (e começa a gerar receita em seu blog), também pode aumentar seu alcance promovendo suas postagens e segmentando um público específico.

Se você pode direcionar o tráfego para o seu site (o tráfego certo), transformar o seu blog em uma máquina de ganhar dinheiro torna-se uma questão de dar ao público o que ele precisa ... e encontrar maneiras em que todos ganham para fornecer mais valor em troca para um pagamento.

5. Formule o processo de trabalho do seu blog

Formular um processo verdadeiro pelo qual você trará o plano de negócios do seu blog para o mundo real é uma etapa crítica.

Seu processo de trabalho será o roteiro que direcionará as atividades nas quais você passa seu tempo (criando conteúdo, promovendo-o, monetizando-o) para avançar e atingir as metas de negócios do seu blog. Alguns dos processos para os quais você precisará desenvolver um plano de jogo claro incluem:

Decidir com que frequência você criará e publicará conteúdo

O conteúdo, seja ele escrito, áudio ou vídeo, é a espinha dorsal de todo blog de sucesso.

Quanto melhor o seu conteúdo, mais atraente (e lucrativo) será o seu blog. Por esse motivo, você precisa desenvolver um estratégia de conteúdo lógico e cumpri-lo.

Aqui está uma prévia rápida de como é meu calendário editorial de conteúdo. Você pode pegar uma cópia gratuita aqui.

Como desenvolver uma estratégia de conteúdo (captura de tela do calendário Google Doc) em um plano de negócios de blog

Além do calendário editorial que determina quando você deve publicar novos artigos (e quais devem ser esses tópicos / títulos), outros aspectos da criação de conteúdo que você precisa decidir incluem responder a perguntas como:

  • Você vai escrever tudo sozinho? Caso contrário, você pode contratar ajuda para escrever?
  • Qual é o objetivo realista de quantas vezes você espera publicar um novo artigo?
  • Como você promoverá seu conteúdo?
  • Você obterá designs ou imagens personalizadas para o seu conteúdo? Quem estará encarregado de seus projetos?

O ponto principal da criação de conteúdo é que você precisa criar conteúdo de alta qualidade que impacte positivamente os resultados para seus leitores (de forma consistente).

Quando e por que você deve terceirizar

Como em todos os negócios, o crescimento acaba levando a uma coisa: sobrecarga de trabalho.

Embora possa não ser hoje, você precisa antecipar e se preparar para esse estágio nos negócios do seu blog, determinando quando você deve começar a terceirizar certos componentes do seu processo. A realidade simples é que você nem sempre pode fazer tudo e poderá obter resultados muito mais rápidos em seu blog se puder se dar ao luxo de obter ajuda de vez em quando.

Também é importante que você saiba quais tarefas você terceirizará primeiro.

Tentar fazer tudo sozinho pode levar a problemas de qualidade ou algo pior - resultar em esgotamento que pode levar ao abandono completo do seu blog.

Quanto tempo você gasta no seu negócio de blog

Uma das maiores vantagens de administrar um blog é que você pode fazer isso como um negócio paralelo pelo tempo que desejar.

No entanto, apenas por ser um negócio paralelo, não significa que você pode negligenciar seu blog e esperar que ele continue crescendo, apesar de sua falta de atenção.

Você tem que decidir desde o início:

  • Quantas horas por dia (e semana) você pode comprometer-se com segurança ao seu negócio de blog
  • Encontre os blocos exatos de tempo que você usará durante o dia e coloque espaços reservados na sua agenda
  • Respeite o compromisso que você fez com o crescimento do seu blog

Todo o planejamento do mundo não vale nada, se você não seguir os horários que alocou para trabalhar em seu blog.

Divida o tempo que você puder gastar de maneira realista - e, naturalmente, quanto mais, melhor. Isso não apenas ajudará você a aumentar seu blog (e renda) mais rapidamente, mas também ajudará você a visualizar e valorizar seu blog como um negócio sério.

Certifique-se de detalhar seu processo de trabalho dentro do plano de negócios do seu blog (e siga-o da maneira mais rigorosa possível).

Isso exigirá a formação de novos hábitos e um nível de disciplina de sua parte - mas o mesmo acontece com tudo na vida que vale a pena trabalhar duro para alcançar.

6. Inicie (e otimize) seu blog

Iniciar um blog certamente não é o ingresso da pessoa preguiçosa para a riqueza (como muitos afirmam ser). Serei o primeiro a dizer que é muito trabalho.

Construir um blog rentável exige muito sangue, suor e lágrimas ... como você pode ver em minha jornada pessoal executando meu próprio plano de negócios de blog. Mas as recompensas valem o esforço.

Ryan Robinson Blogger, trabalhando na cafeteria em um plano de negócios do blog

Se você chegar tão longe no seu plano de negócios do blog - para lançar o seu blog e passar a trabalhar duro para cultivá-lo -, parabéns! Você precisa se recompensar.

A essa altura, você terá:

  • Defina as metas de negócios do seu blog
  • Esculpiu um nicho claro para si mesmo
  • Pesquisou seu público-alvo
  • Projete e construa seu blog (otimizando-o para SEO)

E você provavelmente já descobriu um ou dois artigos que também está pronto para começar a escrever.

Então ... depois que você lança oficialmente seu blog, é hora de aumentar a conscientização e começar a atrair leitores.

Entre nas comunidades on-line certas

Existe uma arte e uma ciência para descobrir exatamente onde seus leitores ideais passam o tempo online. Comece perguntando a eles!

Meu conselho é experimentar também essas plataformas:

  • Comece a responder perguntas em Quora (e vincule com bom gosto o seu blog, quando apropriado)
  • Participe de discussões ponderadas em sites como Reddit e teste cuidadosamente as águas que promovem seu blog depois de criar sua credibilidade em um espaço
  • Encontre comunidades de nicho no Slack, grupos no Facebook, fóruns no LinkedIn e localize sites de comunidades independentes que se concentram na sua vertical

Este é um dos momentos mais importantes para começar construindo sua boa vontade em comunidades on-line relevantes em seu nicho.

São esses relacionamentos que você começa a formar hoje que podem levar a colaborações de anos, um influxo de leitores direcionados e muito mais.

Promova seu conteúdo nas mídias sociais

Se você já tem alguns seguidores ou amigos em uma plataforma de mídia social específica, comece por aí.

Peça suporte, crie um burburinho para chegar ao seu dia de lançamento e veja como você pode envolver sua rede social no processo de criação de conteúdo.

Now, if you don’t have much of a social presence today—that’s ok. It’s time to start planting the seeds of how you’re going to build one.

Ask your network for help in getting the word out

One of the biggest benefits of blogging, is that it helps you build a network of like-minded people… and the chances are high that you already have at least a small network of people you relate well with—ranging from friends to family, co-workers, former classmates, industry associates or otherwise.

And guess what? The person behind every meaningful relationship in your life wants to see you succeed.

Don’t be afraid to ask your friends to help you launch your blog. A few ways you can do this is by asking them to:

  • Announce your launch by re-sharing your social media posts
  • Take a guest post from you for their blog (if it’s a relevant destination)
  • Be a featured guest on their podcast—or ask for an introduction to a more relevant show host

There are many other ways you can leverage your network, but this gives you a pretty good idea of where you can start.

Your Blog Business Plan Only Works if You Do (First)

A blog pode become a very meaningful, profitable business venture.

But in order to grow your site to that stage, it requires a strategic blog business plan.

More than just a business plan though, running a profitable blog requires a lot of commitment, discipline and consistent hard work.

If you can pull it off though, you stand to increase your chances of escaping the 9-to-5 employment world—and give yourself the freedom to live life on your own terms.

So if you haven’t already, start drafting your own blog business plan using the structure I’ve broken down in this guide.

And if you need more actionable steps on how to turn your blog into a viable business, read my ultimate guide: How to Make Money Blogging This Year.


👋 Want access to my fillable blog business plan template (in Google Doc format)?

Leave a comment below that says +1 and I’ll email you the planning template as soon as I put the finishing touches on it this week.